Cultura

Exposição reúne fotografias com diferentes olhares sobre Alcântara

Mostra fica em cartaz de 1º a 8 de novembro no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.
Na Mira01/11/2017 às 14h00
Exposição reúne fotografias com diferentes olhares sobre AlcântaraExposição é uma homenagem aos 369 anos de Alcântara. (Foto: Flaviomiro Mendonça)

SÃO LUÍS - Do fotojornalismo a fotografia artística, a II Exposição Olhares: “Divina Cidade – Tapuitapera a Alcântara” reúne produções de alunos dos cursos de Comunicação Social, História e Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que registraram diferentes perspectivas da cidade histórica conhecida pelos seus casarões e sobrados coloniais.

A exposição de caráter educativo é uma homenagem ao município de Alcântara pelos seus 369 anos. “Alcântara é uma das cidades que mais me encanta em todo o Maranhão. São ruas, lendas e histórias que sempre nos convidam a registrar uma boa imagem do local”, enaltece o estudante de História Flaviomiro Mendonça. Já a estudante de Comunicação Social – Jornalismo, Juliana Vieira, afirma que “a experiência de passar o dia fotografando em Alcântara ajudou a aprimorar meu olhar fotográfico”.

Para o estudante de Rádio e Televisão, Rildo Corrêa, rica em histórias e religiosidade, Alcântara oferece diversas possibilidades. “A cidade é cheia de tradições, cores e formas com a sua arquitetura colonial que possibilitam pensar a fotografia e a desenvolver um olhar mais sensível às composições fotográficas”, conta.

O trabalho faz parte do projeto de Extensão “Fotografando Notícias” desenvolvido pelo Laboratório de Fotografia do curso de Comunicação Social da UFMA. De acordo com a professora Áurea Costa, o curso ajuda o aluno saber olhar o mundo.

“A proposta do curso é fazer o aluno ter um olhar diferenciado da fotografia que não é só técnica, não é só apertar um botão, mas sim saber olhar o mundo que está a sua frente, pois a fotografia não é equação matemática fechada. A fotografia são possibilidades. Para isso é necessário aprender a ler a fotografia, estudar a linguagem fotográfica para repassar a informação com harmonia e dinamicidade”, explica.

Além da exposição, o curso também lançará em breve o jornal online “Fotografando Notícias”, atividade que oferece aos alunos a prática dos conhecimentos aprendidos e discutidos durante o curso.

“Divina Cidade – Tapuitapera à Alcântara” fica em cartaz de 1º a 8 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 09h às 20h, na Galeria Valdelino Cécio, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Praia Grande. Para mais informações ligue para o telefone (98) 98286-0903.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.