Memória

Mais de dez museus estarão abertos neste Dia das Crianças

Centro de História e Arqueologia tem réplicas de dinossauros.

Imirante.com, com informações da Sectur

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Réplica de dinossauro no Centro de História Natural e Arqueologia.
Réplica de dinossauro no Centro de História Natural e Arqueologia. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Uma opção de lazer que alia conhecimento e diversão pode ser encontrada nesta quinta-feira (12), Dia das Crianças, nos diversos espaços de cultura vinculados à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Abertos a partir das 9h, neste feriado, os museus oferecem uma ampla visão da produção maranhense no campo da sua arte, cultura e história.

Réplicas de dinossauros e espaço interativo

Um ótimo lugar para levar a criançada é o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão. Dividido em dois andares o Museu conta com a parte de Paleontologia, onde se encontram réplicas de dinossauros, fósseis e espécies da pré-história do Maranhão. O segundo andar conta com peças de cerâmicas, artefatos pré-coloniais, objetos de usos dos povos indígenas. Outra atração do local é o espaço interativo que utiliza diversos recursos tecnológicos para contar a história das etnias que originaram o povo maranhense.

História e Arte

Outro programa para levar a família e conhecer um pouco mais da história e cultura do Maranhão são os museus Histórico e Artístico, Arte Sacra, Palácio dos Leões e Convento das Mercês. São casas que oferecem exposições e mostras permanentes apresentando ao visitante diversas coleções de mobiliário, pintura, escultura, documentos, fotografias e gravuras.

Cultura popular

Mais que um simples passeio, visitar as casas de cultura é um mergulho no universo rico das tradições. Espaços como Centro de Cultura Popular, Museu Casa de Nhozinho e Casa do Maranhão mantém um rico acervo das mais variadas expressões da cultura popular e da produção maranhense, nas suas formas peculiares de criar, de comer, de festejar e sonhar.

Neste feriado o Museu Casa de Nhozinho acrescentou à sua grade de atividades o projeto “Brinquedos e brincadeiras populares: A arte de brincar no Maranhão”. Além de visitações à exposição permanente “Brinquedos populares no Maranhão”, serão realizadas atividades educativas com brinquedos e brincadeiras antigas, contações de histórias, rodas de cantigas e cinema.

Forte Santo Antônio

A mais nova casa de cultura do Maranhão, o Forte Santo Antônio, próximo ao Espigão da Ponta D’areia, em São Luís, também é uma ótima opção de lazer neste feriado do dia das crianças. O espaço fica localizado num dos mais belos pontos turísticos da cidade.

No local o visitante pode conhecer o Museu de Embarcações e exposição com 18 tipos de embarcações tipicamente maranhenses por meio de maquetes que reproduzem em escala o original. Diferenciadas de outras pela originalidade de suas formas, as embarcações maranhenses tradicionais fazem parte do patrimônio cultural da cidade. Outra atração do Forte são os canhões originários da França e instalados no século XIX. Tanto os canhões como a estrutura original que sustentava o farol foram inteiramente restaurados.

Museu de Alcântara

No Museu Casa Histórica de Alcântara acontece uma programação especial no feriado. Contação de histórias, visitações e jogos culturais vão movimentar o dia das crianças. Outra atração será o ‘Circuito da Diversão’, com jogos da memória para estimular a concentração, jogos de adivinhação, jogos do balão, amarelinha e o jogo do pote que tem como finalidade estimular a percepção e avaliar a atenção da criança na visita pelo museu.

No museu Casa do Divino, também haverá contação de histórias para ampliar o imaginário da criançada. O espaço ainda oferecerá oficinas de desenho e um momento de interação envolvendo música e dança.

Centro de Pesquisa e Historia Natural e Arquelogia
Rua do Giz, 59, Praia Grande, São Luís
Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Rua do Sol, 302, Centro, São Luís
Convento das Mercês
Rua da Palma, 502 – Desterro, São Luís
Museu de Arte Sacra
Av. Pedro II, s/n, Centro, São Luís
Palácio dos Leões
Av. D. Pedro II, Centro, São Luís
Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
Rua do Giz, 205/221 – Praia Grande, São Luís
Casa de Nhozinho
Rua Portugal, 185, Praia Grande, São Luís
Casa do Maranhão
Rua do Trapiche, s/n Praia Grande – São Luís
Forte Santo Antônio
Espigão Costeiro da Ponta D’Areia
Museu Histórico de Alcântara
Praça da Matriz, Centro, Alcântara
Casa do Divino – Alcântara
Rua Grande, 88, Centro, Alcântara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.