Dia das Crianças

Casas de Cultura de Alcântara e São Luís recebem atividades no mês das crianças

Em SL, a Casa do Maranhão desenvolverá projeto nesta terça (10) e quarta-feira (11).

Imirante.com, com informações da Sectur

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Centro de Cultura Popular..
Centro de Cultura Popular.. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Em alusão ao Dia da Criança as casas de cultura dos municípios de Alcântara e São Luís receberão atividades e programações especiais a partir desta terça-feira (10).

Os museus de Alcântara recebem a temática "Entre contos e brincadeiras" até o dia 25 de outubro. No museu Casa do Divino, por exemplo, haverá contações de histórias com a intenção de expandir o imaginário da criançada. Ainda na Casa do Divino, a garotada poderá fazer visitas ao museu, já que o espaço será apresentado de forma lúdica fazendo assim a visita mais atraente e interessante para elas. O local ainda oferecerá oficinas de desenho e um momento de interação envolvendo música e dança.

No Museu Casa Histórica de Alcântara, além de contação de histórias e visitações pelo espaço, serão realizados jogos culturais sobre o patrimônio cultural de Alcântara. Já no Museu Histórico de Alcântara, será feito o Circuito da Diversão, com jogos da memória que é perfeito para estimular a concentração, jogos de adivinhação, jogos do balão, amarelinha e o jogo do pote que tem como finalidade mostrar os conhecimentos que a criança adquiriu na visita ao museu.

Em São Luís, a Casa do Maranhão desenvolverá nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), por meio do projeto "Uma viagem lúdica pelo folclore maranhense", ações educativas a partir de elementos da tradição local presentes em seu acervo. Serão realizadas oficinas de pintura em rosto, produção de bichinhos com balões, brincadeiras populares antigas, teatro de bonecos, além de uma mediação cultural diferenciada com atividades educativas e muito mais.

A semana da criança no Museu Casa de Nhozinho recebe, de terça-feira (10) a sexta-feira (13), o projeto "Brinquedos e brincadeiras populares: A arte de brincar no Maranhão". Na programação, além de visitações à exposição permanente Brinquedos populares no Maranhão, serão realizadas atividades educativas com brinquedos e brincadeiras antigas, contações de histórias, rodas de cantigas e cinema.

A Casa de Nhozinho fará parceria com a Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), com a intenção de realizar ações que estimulem a criatividade, a convivência, a sociabilidade, a apropriação e o respeito pelo patrimônio material (o brinquedo) e o imaterial (a ação de brincar) por parte das crianças.

Já na Casa da FÉsta, localizada nas dependências do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, será realizado o projeto "A Cultura Popular e o lúdico – uma FÉsta de criança". A ação que acontece durante todo a quarta-feira (11) e tem como objetivo propiciar e provocar nas crianças um olhar mais lúdico sobre a cultura popular e suas manifestações como forma de fortalecer a identidade cultural de cada uma, além de fomentar a educação patrimonial no âmbito social e político. Serão realizadas brincadeiras populares, como colorir desenhos alusivos ao acervo do circuito expositivo da Casa da FÉsta; exibição de vídeos sobre lendas maranhenses; contação de histórias; “VodunCine” – exibição de animações relacionadas às religiões de matriz africana; contos africanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.