Cultura

Exposição fotográfica do Literatura Mútua em cartaz no Espaço Cultural Amei

As 30 fotos, ficarão em cartaz durante a II Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense (Flaema).

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
A exposição reúne registros de todas as edições do projeto.
A exposição reúne registros de todas as edições do projeto. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A fim de comemorar a marca de 30 edições em um ano de atividades, o Literatura Mútua revisita sua trajetória em trinta fotografias assinadas por Talissa Guimarães na exposição “1 ano de Literatura Mútua” em cartaz entre os dias 08 e 17 de setembro, das 10h às 22h na Livraria e Espaço Cultural Amei.

A exposição reúne registros de todas as edições do LM, assinadas pela fotógrafa oficial do projeto Talissa Guimarães, que clicou momentos preciosos das conversas sobre leitura e escrita realizadas com 22 escritores distribuídos por 5 espaços parceiros descentralizados de São Luís. São imagens que retratam momentos preciosos de escuta e partilha literária, em retratos que captam de olhares cúmplices a ouvidos atentos, de sorrisos abertos a silêncios compenetrados, passando por momentos de leitura, interações, diálogos improváveis e encontros delicados.

“Ao propor conversas entre autores-leitores, o Literatura Mútua parte em busca do que a leitura de mundo - em uma acepção ampla - faz conosco, por quais caminhos nos levam e transformam em quem somos. Alinhada a esse espírito, a lente da Talissa registra belamente a vida movimentada pelo projeto, com fotografias que remetem à identidade, formação leitora, ocupação dos espaços públicos com arte e educação e transformação humana”, analisa Talita Guimarães, idealizadora do projeto literário.

A programação de aniversário do Literatura Mútua acontece dentro da II Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense (Flaema) e conta ainda com a série especial de rodas de conversa Encontros LM no Espaço AMEI, entre os dias 08 e 17 de setembro, das 10h às 22h no São Luís Shopping. A programação completa da II Flaema está disponível no site do evento.

Sobre o Literatura Mútua

Projeto literário sem fins lucrativos, idealizado pela escritora e jornalista maranhense Talita Guimarães, que reúne escritores contemporâneos publicados ou não, em rodas de conversa mensais sobre experiências de leitura e escrita desde agosto de 2016 em São Luís. Em doze meses, o Literatura Mútua realizou 30 edições com 22 escritores em rodas de conversa distribuídas por 05 espaços parceiros: Galeria Trapiche, Feira do Livro de São Luís, Biblioteca Municipal do Bairro de Fátima, Centro de Ensino São Cristóvão e Livraria e Espaço Cultural AMEI.

Talissa Guimarães

Luminense (1993), é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Fotógrafa oficial do projeto Literatura Mútua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.