Memória

Casas de Cultura de São Luís abrem neste Feriadão

A intenção é estimular a visitação desses espaços.

Imirante.com, com informações da Sectur

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Casa Josué Montello foi reaberta em dezembro de 2016.
Casa Josué Montello foi reaberta em dezembro de 2016. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Como forma de incentivar lazer e conhecimento durante os feriados do Dia da Independência (7) e dos 405 anos de São Luís (8), as Casas de Cultura, vinculadas a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), ficarão abertas até às 17h nos próximos dias. A intenção é estimular a visitação desses espaços, além de proporcionar aos maranhenses e turistas ainda mais conhecimento sobre a cultura e memória local.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre as memórias do lugar declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, o feriadão é a oportunidade perfeita para visitar espaços como a Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), que ficará com a exposição ‘São Luís de Montello, do passado e do presente’. Já que São Luís é cenário de 14 romances do escritor Josué Montello e suas obras remontam para a São Luís antiga.

Outro espaço que vale a pena ser visitado é o Museu Casa de Nhozinho que estará com a exposição ‘Festas e Danças de São Luís’ com indumentárias e um pouco da história de diferentes manifestações culturais e tradicionais da cidade. No Centro de Cultura Popular ficará a exposição ‘São Luís – Memórias em Miçangas e Canutilhos’, na Galeria Zelinda Lima, que fala sobre a iconografia de alguns espaços da cidade que serão retratados no couro, chapéu ou roupas dos bois, especialmente na apresentação de acervos dos bois: Apolônio da Floresta, Boi Unidos da Santa Fé, Boi Lendas e Magias e o Boi da Liberdade.

O Museu do Palácio dos Leões, também, abrirá neste feriadão e durante as tardes de sábado (9) e domingo (10), a partir das 13h, com a sua exposição permanente. Além disso, a Casa do Maranhão e todas as outras casas de cultura do bairro Praia Grande estarão com exposições permanentes juntando os diversos elementos que compõem a cultura maranhense e sua história.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.