Cultura

Literatura Mútua comemora um ano em atividade com programação especial

Projeto fará parte da programação da II Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense.

Ingrid García / Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
A entrada é gratuita e a mediação dos Encontros LM fica por conta da jornalista Talita Guimarães.
A entrada é gratuita e a mediação dos Encontros LM fica por conta da jornalista Talita Guimarães. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Em comemoração ao aniversário de um ano do Literatura Mútua, o projeto idealizado e mediado pela jornalista Talita Guimarães anuncia uma intensa programação comemorativa com sarau, exposição fotográfica e encontros inéditos entre escritores durante a II Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense - FLAEMA, que acontece entre os dias 08 e 17 de setembro, das 10h às 22h no São Luís Shopping.

“Em um ano em atividade realizamos 30 edições de conversas sobre leitura e escrita com 22 escritores distribuídos por 05 espaços parceiros, entre eles a AMEI, que acolheu o Literatura Mútua em uma parceria que assegura espaço para discussão e leitura dos autores maranhenses. Ao trazer a programação comemorativa do LM para a FLAEMA fortalecemos quem produz e pensa a literatura no nosso estado e celebramos essa articulação em torno da valorização dos nossos artistas”, afirma Talita Guimarães.

O Literatura Mútua na FLAEMA será realizado na Livraria e Espaço Cultural AMEI, casa parceira do projeto para realização de rodas de conversa com escritores. Confira a seguir a agenda comemorativa do projeto durante a feira:

08 DE SETEMBRO – 17h30 às 18h30

SARAU PALAVRA MUSICADA com o cantor e compositor Jô Santos, apresentando em sarau voz e violão um repertório de poemas musicados que demonstram a profunda relação entre a música e a poesia no cancioneiro brasileiro.

08 à 17 DE SETEMBRO – 10h às 22h

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA 1 ANO DE LM, com 30 fotografias assinadas pela parceira do projeto Talissa Guimarães que captam momentos preciosos do percurso de um ano de escuta e partilha do Literatura Mútua.

09 DE SETEMBRO – 18h às 19h30

ENCONTRO DE MULHERES QUADRINISTAS DO MA com a presença de Adriana Beautywitch (desenhista e roteirista), Gabi Sousa (desenhista e roteirista), Ingrid García (jornalista e pesquisadora da área de HQ), Laísa Couto (ilustradora) e participação do professor convidado Márcio Rodrigues (pesquisador de Quadrinhos e Diretor científico da coleção Estudos das Histórias em Quadrinhos/Editora Prismas).

10 DE SETEMBRO – 16h30 às 18h

ENCONTROS LM - De Aurora da Graça à Thayná Rosa: a poesia de duas gerações

Encontro das poetisas maranhenses Aurora da Graça e Thayná Rosa em roda de conversa sobre experiências de leitura e escrita poética.

16 DE SETEMBRO – 15h às 17h

ENCONTROS LM - De Lagoena à Lili Ffrit: os universos fantásticos de Laísa Couto e Jaqueline Morais

Encontro das escritoras maranhenses Laísa Couto e Jaqueline Morais em roda de conversa sobre experiências de leitura e escrita de literatura fantástica.

17 DE SETEMBRO – 14h às 16h

ENCONTROS LM - A musicalidade dos poetas-letristas

Encontro dos poetas maranhenses Fernando Abreu e Lúcia Santos em roda de conversa sobre experiências de leitura e escrita em poesia e letra de música.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.