Cultura

Bumba-meu-boi segue para próxima etapa da candidatura à Patrimônio Cultural da Unesco

Das etapas, já tivemos a aprovação pelo Conselho Consultivo do Iphan.

Ingrid García / Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
A próxima etapa será a elaboração do dossiê que será realizada com a participação dos representantes de grupos de Bumba-meu-boi.
A próxima etapa será a elaboração do dossiê que será realizada com a participação dos representantes de grupos de Bumba-meu-boi. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Dando continuidade às etapas de candidatura do Bumba-meu-boi a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, ocorreram no dia 10 de agosto, reuniões técnicas de alinhamento dos trabalhos onde participam o Iphan-MA, por meio do superintendente, Maurício Itapary e da técnica responsável pelo patrimônio imaterial, Izaurina Nunes.

Na reunião, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Turismo, também participaram a consultora para patrimônio cultural imaterial, Morena Salama, que está colaborando com o Iphan nesta ação juntamente com representantes de grupos de Bumba-meu-boi.

O superintendente do Iphan-MA, Maurício Itapary, abriu a reunião dando boas vindas e agradecendo a presença de todos, ressaltando a importância do evento, conforme recomendação da Unesco para que todo o processo de candidatura a patrimônio da humanidade tenha participação ampla e efetiva dos detentores do bem cultural, demonstrando o interesse deles pelo título, fortalecendo e validando a candidatura.

Das etapas da candidatura, já tivemos a aprovação pelo Conselho Consultivo do Iphan, na reunião do dia 22 de junho e a coleta de anuências orais de representantes de grupos de bumba-meu-boi, no período de 5 a 7 de julho.

Em seguida o dossiê será enviado ao Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan com fotografias do Bumba-meu-boi e os depoimentos de anuência. O DPI vai produzir um vídeo de 10 minutos que será enviado à Unesco com o dossiê, as fotos e as anuências até março de 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.