Ufma

Com Mulher como temática, evento ocorre em São Luís

Mulheres afrodescendentes é o foco do debate que ocorre em setembro.

Na Mira, com informações do evento

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - O VI Encontro maranhense sobre educação, mulheres e relações de gênero no cotidiano escolar e o VI Simpósio maranhense de pesquisadoras (es) sobre mulher, relações de gênero ocorrerá, em São Luís, entre os dias 11 e 14 de setembro.

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero – GEMGe, em seu VI Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar – VI EMEMCE e VI Simpósio Maranhense de Pesquisadoras(es) sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação – VI SIMPERGEN, elegeu como tema do evento A mulher afrodescendente no Cotidiano Escolar.

E a temática abrange duas perspectivas: uma relativa ao sujeito e a outra à sua identidade étnica. A pessoa-mulher afrodescendente, enquanto sujeito pesquisa, no cotidiano escolar é pouco visualizada pelas características de competência, coragem e superação das auguras dos seus antepassados.

O acesso a instituição escolar ocorre visivelmente, a partir do início do século XX, enquanto aluna e, depois, profissional do ensino.

Anteriormente, o protagonismo da pessoa-mulher afrodescendente no currículo escolar é demonstrada nas religiões afro-brasileiras com sua predominância absoluta, sobretudo, na queda no estado de transe e toque de alguns instrumentos, quando das festas de comunidade-terreiro (THEODORO, 1996).

Este protagonismo não consegue ser evidenciado no cotidiano escolar, ainda que haja uma riqueza contributiva de cada cidadão, como participante da construção plural da sociedade brasileira.

A barreira da cor tem impedido essa visibilidade; neste momento, abrindo com os eventos, ora realizados, a oportunidade de reconhecer e divulgar os méritos, as lutas e os desafios da pessoa mulher afrodescendente, no espaço escolar maranhense.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.