Estrela da década de 90

Após longa pausa na carreira, Ingra Lyberato escreve livro sobre seu afastamento da TV

Em entrevista ao Na Mira, atriz fala da carreira e sobre o “medo do sucesso”.

Liliane Cutrim/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22

Estrela da TV e do cinema na década de 90, a atriz baiana Ingra Lyberato ainda esbanja beleza e talento. A artista traz em seu currículo a atuação em várias novelas como "Balacobaco", "Tieta", "Meu bem, meu mal", "Quatro por quatro", "A indomada" e "O clone". Além das telinhas, ela foi musa nas telonas, com participação em 16 filmes, recebendo premiações em festivais de cinema como melhor atriz.

Apesar de todo esse sucesso, Ingra Lyberato decidiu dar um tempo na carreira, foram vários anos afastada da fama. Mas, não foi por falta de trabalho e sim por medo do sucesso, como explica a atriz, em entrevista ao Na Mira.

Aos 50 anos, a atriz ainda exibe muita beleza. / Foto: Divulgação.
Aos 50 anos, a atriz ainda exibe muita beleza. / Foto: Divulgação.

“Eu comecei a fazer sucesso rapidamente, fazendo novelas de muito destaque e logo comecei também a fazer cinema. Em muitos momentos da minha carreira tive oportunidades que eu não esperava, e isso me assustou. Hoje, olhando para esse passado, eu comecei a perceber que eu me assustava e saia de cena, eu abandonava aquele momento de sucesso, que seria muito promissor. Eu abandonava com medo de encarar essa exposição”, analisa a atriz.

Cena de “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, exibida em 1991 pela extinta Manchete. / Foto: Divulgação.
Cena de “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, exibida em 1991 pela extinta Manchete. / Foto: Divulgação.

Todos esses medos e anseios da artista, bem como a história do seu início de carreira e os bastidores da televisão, são abordados no seu livro “O medo do sucesso”. A obra, de caráter autobiográfico, revela o lado escritor da atriz, que abre o coração sobre momentos delicados da vida.

“É um livro muito de memórias, eu falo muito dos bastidores, como começou minha carreira, como conquistei cada oportunidade. E falo desse padrão de comportamento que muita gente tem, o de ter medo de dar certo, o medo de ser feliz. Falo também dos meus casamentos e de como muitas vezes eu tinha diante de mim uma oportunidade de ser muito feliz, mas eu inventava problemas e defeitos por não me sentir merecedora dessa felicidade. Às vezes está tão bom que a gente tem medo. No final das contas, nós mesmos atrapalhamos o nosso sucesso, nos sabotamos. E a ideia do livro é ajudar quem vive nesse dilema”, afirma Ingra.

O livro, que foi lançado em novembro de 2016, tem sido bem aceito pelo público. A atriz está percorrendo algumas cidades do Brasil para fazer a apresentação da obra, e agora foi a vez de São Luís.

O livro foi lançado em novembro de 2016. / Foto: Divulgação.
O livro foi lançado em novembro de 2016. / Foto: Divulgação.

“Estou muito impressionada como as pessoas estão se identificando com esse tema que é um assunto pouco debatido. Por isso, estou indo em várias cidades apresentando esse trabalho. Eu vim para São Luís trazer meu livro, tendo o apoio do meu irmão Tito, que mora aqui há cinco anos e tem um filho que nasceu aqui. Além de apresentar o livro, eu vim com meu filho aqui para conhecer e estou amando. Vou até conhecer os lençóis... E quero voltar muitas outras vezes para esta cidade”, declarou a atriz.

Além do livro, Ingra Lyberato está se dedicando a novos trabalhos no mundo artístico, retomando a carreira.

“Eu tenho feito cinema e teatro mais do que televisão. Mas no ano passado eu fiz uma série chamada ‘Perrengue’, pela MTV, que vai passar agora em agosto. Fora isso, estou criando projetos que estou escrevendo como roteirista, são séries documentais no universo dos cavalos, que é uma paixão que eu tenho. Eu viajo pelo Brasil e fora do Brasil, falando sobre homens e mulheres que atuam nesse universo. Também estou me dedicando em outro livro, que é ficção”, explicou.

Atriz está fazendo séries documentais no universo dos cavalos. / Foto: Divulgação.
Atriz está fazendo séries documentais no universo dos cavalos. / Foto: Divulgação.

A atriz, que já foi casada como com o diretor Jayme Monjardim e com o músico Duca Leindecker, o qual é pai do seu único filho, está solteira, mas de bem com a vida.

“Eu fui casa duas vezes e tenho um filho de 14 anos. Bem, eu acredito muito no casamento e na relação pessoal, se a vida é uma escola, a relação pessoal é uma universidade. Mas, é uma coisa que exige muito e a gente precisa amadurecer muito para sustentar uma relação. Eu tenho uma relação de amizade muito boa com meus dois ex-maridos e sou muito feliz com isso. E sobre ter outro relacionamento, eu percebo que assim como eu tenho me transformado e amadurecido, eu busco que na minha próxima relação ela tenha esse propósito de crescimento, ou seja, quero uma relação verdadeira. Mas estou tranquila sozinha, estou vivendo as minhas relações de família e de amizade, dando muito mais valor que eu dava antes”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.