Cinema

Mostra de cinema homenageia cineasta japonês, em São Luís

Sessões com homenagem ao diretor Akira Kurosawa, ocorrem no Cine Praia Grande.

Ingrid García / Na Mira

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Akira Kurosawa foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo.
Akira Kurosawa foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Sesc no Maranhão mais uma vez abre as portas para a sétima arte. As películas que emocionam, cativam e seduzem cada dia mais o público desta vez reverenciam o Japão e seus emblemáticos samurais na mostra Jidaigeki - Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal, que exibe seis filmes dirigidos pelo diretor Akira Kurosawa.

A exibição acontece de 19 a 26 de julho, no Cine Praia Grande, com entrada franca. Os interessados podem retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência das sessões. A partir do dia 24 de julho, a mostra realiza reprises dos filmes exibidos.

Sobre os filmes

Em um Japão do século XVI, um velho samurai chamado Kambei é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Esse é o enredo de Os sete samurais, de 1954, longa que abre a mostra no primeiro dia de exibições, às 18 horas. O Japão dos guerreiros samurais aristocráticos é o tema mais recorrente nos filmes de Kurosawa, estilo que o consagrou como o mais importante cineasta da terra do sol nascente, estética essa que influenciou uma geração de diretores do mundo todo.

Com uma carreira de cinquenta anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes e um deles é Sanjuro, de 1962, outra atração da mostra, que revela também o espírito messiânico das produções do diretor ao evidenciar um grupo de jovens idealistas determinados a “limpar” a cidade da corrupção. Auxiliados pelo samurai Sanjuro, os jovens logo percebem que ele não carrega o conceito de um nobre guerreiro e se decepcionam com seu cinismo e desalinhamento. A exibição acontece no dia 20 de julho, às 18 horas.

Reverenciado por diretores de várias épocas e estilos, o sábio das telonas do mundo oriental também experimentou em suas produções o que no Ocidente é uma das armas mais eficientes dos longas-metragens: o suspense. Esse é o ambiente de Rashomon, filme que apresenta o relato do julgamento testemunhado por um sacerdote onde o réu é acusado de ter abusado de uma mulher e de ter matado o seu marido. A sessão acontece no dia 21 de julho, também às 18 horas.

No sábado, dia 22 de julho, o heroísmo abre espaço na obra do mestre que toma como cenário a época dos guardiões do império japonês em A fortaleza escondida. Ainda no século XVI, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva a caminho de casa em meio ao território inimigo, mas no meio do caminho havia dois medrosos fazendeiros que tentam retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal. O público pode acompanhar a película às 18 horas.

Já no domingo, dia 23 de julho, a partir das 18 horas, a mostra traz duas atrações: primeiro o público vai conhecer a história de um samurai errante que entra em uma pequena cidade rural e, ao descobrir que ela está dividida em duas gangues, ele coloca os dois lados em confronto, mas no desenrolar dos acontecimentos e do conflito o samurai terá que tomar uma decisão. Logo em seguida, às 20 horas, é a vez de Trono manchado de sangue que traz comandantes de um reino no Japão que no retorno para casa após defenderem o seu senhor em batalha encontram um espírito que faz previsões de seus futuros. A partir do dia 24 de julho o público pode acompanhar a reprise dos longas exibidos.

O último filme de Akira Kurosawa (1910 – 1998) foi Madadayo, lançado em 1993. Após esse trabalho, o cineasta chegou a escrever novos roteiros, mas após quebrar a espinha dorsal em um acidente no ano de 1995 ficou impossibilitado de se locomover sem cadeira de rodas, tornando inviável o trabalho na direção. Ao abrir espaço para esse singular cineasta em sua programação, o Sesc no Maranhão oferece ao público mais uma oportunidade de encontro com obras clássicas que até hoje conseguem dialogar vigorosamente com nosso mundo.

PROGRAMAÇÃO

19 de julho (quarta-feira)

Sessões

18h – Os Sete Samurais – (1954) – 202’– P&B

20 de julho (quinta-feira)

Sessões

18h – “Sanjuro” (1962) – 95’ – P&B

21 de julho (sexta-feira)

Sessões

18h – “Rashomon” – (1950) – 88’– P&B

22 de julho (sábado)

Sessões

18h – “A fortaleza escondida” – (1958) –139’– P&B

23 de julho (domingo)

Sessões

18h – “Yojimbo” – (1961) – 112’ – P&B

20h – “Trono manchado de sangue” – (1957) – 110’– P&B

24 de julho (segunda-feira)

Sessões

18h – “Sanjuro” (1962) – 95’ – P&B

20h – “A floresta escondida” – (1958) –139’– P&B

25 de julho (terça-feira)

Sessões

18h – “Rashomon” – (1950) – 88’– P&B

19h30 – “Trono manchado de sangue” – (1957) – 110’– P&B

26 de julho (quarta-feira)

Sessões

16h – “Os Sete Samurais” – (1954) – 202’– P&B

19h30 – “Yojimbo” – (1961) – 112’ – P&B

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.