Produção textual

Centenário do escritor Josué Montello terá concurso de redação

Concurso é voltado aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
As 50 melhores redações serão publicadas em um livro.
As 50 melhores redações serão publicadas em um livro. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Autor do livro “Os Tambores de São Luís”, Josué Montello será inspiração para concurso de redação dirigido aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual do Maranhão. A iniciativa faz parte de uma extensa programação cultural que está sendo preparada para o segundo semestre em comemoração ao centenário do escritor.

O concurso terá como objetivo incentivar nos estudantes o interesse pela leitura das obras de Josué Montello, promover a produção textual e fomentar a capacidade crítica e criativa dos estudantes. As 50 melhores redações serão publicadas em um livro alusivo às comemorações do centenário do escritor a ser distribuído às bibliotecas de todas as escolas da rede pública de ensino do Maranhão. Além do livro, os premiados receberão notebooks, tablets e celulares. O concurso será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), por meio da Casa Josué Montello, e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A diretora da Casa Josué Montello, Joseane Sousa, informou que ainda estão sendo realizadas as reuniões preliminares para definição do tema do concurso de redação. “Sugerimos alguns temas que estão sendo discutidos em conjunto com a Seduc, mas posso adiantar que a abordagem principal será em torno da importância do centenário e a contribuição literária do escritor para a cultura maranhense”, explicou Joseane.

A Casa de Cultura Josué Montello, que detém todo o arquivo pessoal bibliográfico, arquivístico e museológico do escritor, doado por ele ainda em vida, realizará durante todo o ano de 2017 diversas ações para celebrar o seu centenário de nascimento, como palestras, mesas redondas, exposições fixas e itinerantes, visitas guiadas, realizações de seminários, entre outras.

Um dos destaques da programação do centenário será o lançamento de uma coletânea de artigos e crônicas sobre escritores maranhenses publicados no Jornal do Brasil e um livro infantil, ambos escritos por Josué Montello.

Josué Montello

Josué de Souza Montello foi jornalista, professor e escritor. Nasceu em São Luís, no dia 21 de agosto de 1917 e faleceu em 15 de março de 2006 no Rio de Janeiro. Ocupou a cadeira n° 29 da Academia Brasileira de Letras e a cadeira n° 31 da Academia Maranhense de Letras, sendo ainda membro e colaborador de algumas outras academias de âmbito nacional e internacional. Exerceu cargos importantes como diretor da Biblioteca Nacional, foi embaixador do Brasil junto à Unesco, presidente do Conselho Federal de Cultura e presidente da Academia Brasileira de Letras. Foi premiado nacional e internacionalmente, e também foi um grande colaborador da cultura, sendo reconhecido pela sua extensa produção literária e pela sua contribuição deixada na área da educação, cultura, comunicação e administração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.