Cinema!

Festival Guarnicê é iniciado nesta sexta-feira (2), com homenagem a Lima Duarte

As atividades do festival acontecerão no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Na Mira, com informações do Guarnicê

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Guarnicê de Cinema.
Guarnicê de Cinema. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O ator Lima Duarte será o grande homenageado do 40º Festival Guarnicê de Cinema que será aberto oficialmente nesta sexta-feira (2), a partir das 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no centro de São Luís. A noite de abertura do quarto festival mais antigo do país contará, ainda, com a exibição do longa-metragem Deserto, do ator e diretor Guilherme Webber inspirado na obra Santa Maria do Circo, de David Toscana. O ator Nelson Xavier (in memorian), o roteirista José Leite Mesquita e o professor Mario Cella também estão entre os homenageados.

O Festival é uma promoção é da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce). Aberto ao público, o Guarnicê acontecerá no período de 2 a 10 de junho.

Serão dias intensos de vasta programação que prevê a realização de oficinas, mostras competitivas e não competitivas, bate-papo, lançamentos, exposições entre outras atividades do segmento cinematográfico. Dos quase 400 filmes inscritos, 37 filmes foram selecionados para competirem, entre seis longas e 18 curtas nacionais e 13 produções maranhenses. Outro destaque da programação é o bate-papo, no Cine Praia Grande, com o ator Lima Duarte e Vania Catania sobre o filme Deserto. Uma novidade na edição deste ano é a sessão Maldita, que acontecerá em uma única exibição, a partir das 22h no Cine Praia Grande.

A coordenadora geral do festival e diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC), Fernanda Santos Pinheiro, ressaltou a longevidade do Guarnicê, que hoje é o quarto mais antigo do país. “É um momento histórico, de resgate da história do festival, de resgatar toda essa história e valorizar todos aqueles que foram responsáveis por fazer com que o festival tivesse vida longa. Um momento de comemorar essa resistência do festival”, comentou.

As atividades do festival acontecerão no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Cine Teatro da Cidade (Roxy) e na sede provisória do Departamento de Assuntos Culturais/Proexce da UFMA, na rua Humberto de Campos, 174, Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.