Bumba meu boi

Exposição conta a história de grupos de bumba meu boi

Mostra "Sotaques", fica em exposição até o fim da temporada junina, no Rio Anil Shopping.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Riquezas de detalhes da indumentária dos grupos de bumba meu boi podem ser vistas.
Riquezas de detalhes da indumentária dos grupos de bumba meu boi podem ser vistas. (Foto: De Jesus / O ESTADO MA)

SÃO LUÍS – Uma exposição mostrando a riqueza de cores, representatividade, diversidade e detalhes da indumentária dos vários sotaques de bumba meu boi, foi aberta nesta quinta-feira (1º), nas dependências do Rio Anil Shopping e ficará durante todo o mês de junho.

Contando a história de cada ritmo da brincadeira tipicamente maranhense, a exposição “Sotaques”, visa resgatar e valorizar a própria história cultural e folclórica do estado. E elevar toda a riqueza de alguns grupos de bumba-meu-boi pioneiros, mas que estão perdendo espaço dentro dos arraiais, durante a temporada junina.

Transformar a cultura em conhecimento, esse é um dos principais objetivos da exposição. “O objetivo é que a gente com o maior número de pessoas do fluxo que tem no shopping, que elas saiam daqui enriquecidas não só com o olhar ou pelo sotaque, mas, também pela história que cada uma desses sotaques contam”, afirma Rodrigo Souza, gerente de marketing do Rio Anil Shopping.

Durante a visitação, o público fala da importância da exposição. Para Mariana Lemaire, de 27 anos, a mostra é interessante e permite a pessoa apreciar de forma mais atenta e detalhada todo o brilho das roupas e adereços que compõem a brincadeira. “É muito boa essa exposição, pois a gente pode ver melhor toda a riqueza da indumentária dos grupos de boi”, diz a administradora.

A exposição fica aberta ao público durante toda a temporada junina, no segundo pavimento do Rio Anil Shopping, no horário de funcionamento do estabelecimento, das 10h às 22h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.