Cinema

Projeto Memória Guarnicê será lançado como parte da programação 40° Festival maranhense

O projeto envolveu etapas como seleção e organização de acervo para exposição.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
O projeto memória integra a programação oficial do festival.
O projeto memória integra a programação oficial do festival. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Uma ação inédita fará parte da solenidade de abertura do 40° Festival Guarnicê de Cinema. É o projeto "Memória Guarnicê: 40 Anos de Cinema", uma reconstrução de toda a trajetória do festival, que será lançado nesta sexta-feira (02), às 18h, no Teatro Alcione Nazareth do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, em São Luís (MA).

O projeto memória integra a programação oficial do festival cuja cerimônia de abertura acontece a partir das 19h no Centro de Criatividade Odylo Costa, Fylho ocasião em que o ator Lima Duarte será homenageado pela organização do evento.

O projeto memória está dividido em exposição fotográfica visual do festival, documentário institucional com depoimentos de figuras importantes que já passaram pelo evento e, ainda, lançamento do livro "Guarnecendo Memórias", do professor Euclides Moreira. A construção do projeto envolveu etapas como coleta de dados, seleção de material e organização de acervo para exposição.

"Nesta edição, surgiu a necessidade de se registrar a trajetória histórica deste projeto dedicado ao cinema por sua relevância no cenário cinematográfico maranhense e nacional. É uma ação que pretende resgatar, marcar este feito histórico e socializar para a comunidade local e nacional a história de um dos mais antigos festivais de cinema do País, por meio de produtos oriundos de pesquisas sobre a memória cinematográfica acumulada durante tantos anos" - afirmou o produtor do Festival, Saulo Simões.

Autor do livro, o jornalista e mestre em Comunicação Social, Euclides Moreira Neto, disse que quando decidiu escrever o livro sentiu-se impulsionado em trazer à tona lembranças de fatos e de acontecimentos que vivenciou durante sua trajetória na comunidade acadêmica nas décadas de 1980, 1990 e nos primeiros anos dos anos 2000.

Com programação variada, o 40° Festival Guarnicê de Cinema acontece em São Luís entre os dias 2 e 10 de junho no Centro Histórico da cidade, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC).

Com patrocínio do Mateus e do Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Festival é uma promoção é da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce). Tem apoio do Banco do Nordeste, Fundação Sousândrade, Universidade FM e TV UFMA, Academia Internacional de Cinema (AIC), Prefeitura de São Luís, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e Rock Filmes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.