Celebrações

Missa dos Santos Óleos: Igreja Católica se prepara para a Semana Santa

Nesta mesma missa, os padres renovam as promessas sacerdotais.

Imirante.com, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
(Foto: Divulgação. )

SÃO LUÍS - A Arquidiocese de São Luís celebra no dia 06 de abril, na Catedral da Sé, a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Celebração da Unidade. Esta é uma das principais liturgias que antecedem o Tríduo Pascal do calendário católico. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e pelos demais padres e diáconos, com participação expressiva das 54 paróquias da Arquidiocese.

O que celebramos: Nesta celebração, conforme explica o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Crizantonio Silva, “todas as arquidioceses e dioceses, reúnem seus bispos, diáconos, padres, religiosas, religiosos, junto a todo o povo de Deus, para abençoar e consagrar os Santos Óleos, que são usados na administração dos sacramentos do batismo, crisma, unção dos enfermos e ordenações ao longo do ano”.

Nesta mesma missa, os padres renovam as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação sacerdotal. Assim, manifestam publicamente, diante do arcebispo, o desejo de continuar exercendo a missão de pastorear o povo de Deus, sob a orientação dos bispos e auxílio do Espírito Santo. Ainda, segundo o padre Crizantonio Silva, a Missa dos Santos Óleos “expressa a comunhão de toda a Arquidiocese em torno do mistério Pascal de Cristo, momento profundo de comunhão eclesial e de participação das comunidades, assim como, de valorização dos sacramentos da Igreja”.

Antecipação da data: A missa dos Santos Óleos, tradicionalmente celebrada na manhã da Quinta-feira Santa, por permissão da Santa Sé, pode ser antecipada em alguns dias para favorecer a maior participação do povo de Deus. Devido às grandes distâncias e dificuldade de acesso em algumas paróquias, principalmente na região continental, a Arquidiocese de São Luís resolveu antecipar a celebração em uma semana. Desta maneira, os padres podem participar da Missa dos Santos Óleos e retornar a tempo para prepararem as celebrações próprias da Semana Santa. Este é o segundo ano consecutivo em que a celebração dos Santos Óleos ocorre antes da Semana Santa. Outras dioceses do Maranhão também procedem assim.

SERVIÇO:

O que: Missa dos Santos Óleos

Quando: 06 de abril de 2017 (quinta-feira). Início: às 09h

Onde: Catedral Nossa Senhora da Vitória (Catedral da Sé)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.