Crítica Na Mira

O espetáculo psicológico apresentado por Cisne Negro

O filme, de 2010, rendeu Oscar de Melhor Atriz para Portman.

Emmanuel Menezes/Na Mira

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
(Foto: Reprodução)

O ballet O Lago dos Cisnes, que teve estreia em 1877, na Rússia, é mundialmente conhecido. Talvez você nunca tenha o visto, mas a história do cisne branco e negro já foi reinterpretada de diversas formas, em animações, peças de teatro e, lógico, outras apresentações de ballet.

Porém o longa Cisne Negro, de 2010, traz para as telonas uma versão diferente e integrante da história do Lago dos Cisnes. O suspense e drama psicológico estadunidense, dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey e Winona Ryder, foi mundialmente reconhecido e premiado.

O filme narra a história de Nina (Natalie Portman), uma bailarina que toma o posto de Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, que vai se aposentar. Mas Nina possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis), além de buscar a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de O Lago dos Cisnes.

Considerado um filme independente, fazer Cisne Negro não foi tão simples assim, começando pela preparação do elenco. Para ficar mais parecida com uma bailarina profissional, Natalie Portman teve que perder quase 10 kg. Já Mila Kunis passou a praticar com um instrutor profissional durante 3 meses.

Além disso, o diretor do filme, Darren Aronofsky, colocava as atrizes Natalie Portman e Mila Kunis uma contra a outra, para que a tensão entre as personagens que elas interpretavam se torna-se ainda mais real. De todo modo, a sintonia das atrizes é descomunal, e no filme as duas contracenam uma das cenas lésbicas mais famosas das telonas.

Cisne Negro é um thriller psicológico que merece ser prestigiado, e tem todos os elementos que um filme pode suprir para quem procura por um entretenimento "mais adulto". A atuação é impecável, tirado como prova o Oscar ganho por Natalie em 2011, por sua atuação no filme.

Cisne Negro se encontra disponível e streams e DVDs. Não perca tempo e embarque nesse espetáculo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.