Carnaval 2017

Como entrar no ritmo de estudo para o vestibular no Carnaval

Professora dá dicas para quem pretende estudar nos dias de folia.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Há quem aproveite os dias de Carnaval para estudar.
Há quem aproveite os dias de Carnaval para estudar. (Foto: Reprodução/Internet)

SÃO LUÍS - O abre-alas já está despontando no horizonte e vem anunciando que o Carnaval chegou. Para alguns, ele é esperado para dias de folia, outros para dias descanso. Mas há um tipo de pessoa que quer aproveitar os dias de Carnaval para estudar e alcançar a tão sonhada vaga na universidade.

A estudante Joama Quariguasi, de 19 anos, vai aproveitar esse período de Carnaval para focar nas matérias que tem mais dificuldades. “Fiz listas de atividades porque quero treinar por mais tempo e no Carnaval eu posso me dedicar mais”, relata a aspirante ao curso de Medicina que pela terceira vez fará as provas. “Eu sei que é difícil, mas não desisto”, declara.

Aos que ainda não entraram no ritmo de estudo a professora de redação Lorena Barbosa orienta que se organizem fazendo um balanço do que tem atrapalhado o desempenho. “Usem esse tempo extra para os estudos e façam um planejamento minucioso de cada matéria deficiente”, informa. Montar um cronograma especial para o Carnaval permite que os dias sejam aproveitados da melhor maneira.

Dicas da professora:

Treinar simulados;
Atualizar atividades que estão pendentes;
Assistir aos filmes e audiovisuais que separou para colocar em dia;
Elaborar um cronograma de estudo de atualidades contando que o Enem escolhe um tema a partir dos fatos ocorridos nos dois primeiros meses do ano. “É interessante o aluno usar o feriado prolongado para se atualizar com fatos do Brasil e do mundo. Esses fatos podem ser geradores do tema da redação”, alerta Lorena.

Aos que querem se preparar para o vestibular só depois do Carnaval, a professora lembra que os concorrentes já estudaram durante dois meses. Então, para o aluno que não quer viver apenas no “Mamãe eu quero”, ou no “Ei, você aí. Me dá um dinheiro aí”, focar nos estudos é fundamental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.