Carnaval

Blocos tradicionais empolgam público da Passarela do Samba na noite de sábado

O concurso da Passarela é um dos momentos mais importantes para os grupos.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
(Foto: Divulgação. )

A segunda noite de programação da Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário, atraiu centenas de famílias e foliões da cidade, no último sábado (25). Desfile e concurso de dezesseis agremiações de blocos tradicionais do grupo A marcaram a programação da noite do Carnaval da Passarela do Samba. O concurso da Passarela é um dos momentos mais importantes para os grupos, que mantém um processo de produção parecido com o das escolas de samba.

Este ano, a Passarela do Samba está realizando uma campanha solidária de arrecadação de alimentos que serão doados para a Associação de Parentes e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os ingressos para a Passarela do Samba são adquiridos mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que é doado para a instituição. A iniciativa tem tido apoio do público. "Eu acho importante doar porque tem muita gente que precisa dessa ajuda. Todos os anos, eu venho para a Passarela porque é o lugar mais apropriado para vir com a família, sobretudo eu que tenho filhos pequenos. É mais seguro e confortável", disse Dolores de Jesus, 32 anos, do Bairro de Fátima.

Além dela, outras famílias e grupos de amigos marcaram presença com muita alegria e paixão pelos blocos tradicionais. Com abadás padronizados, mulheres vestidas de "Penélopes Charmosas" agitavam a arquibancada com uma grande faixa de torcida pelo bloco Os Vampiros.

Para participar dos desfiles, os blocos exigem dos pais a organização de toda documentação das crianças que é validade pelo Juizado de Menores. Na Passarela, uma equipe realiza a fiscalização. "Nosso trabalho é o cumprimento da portaria. Crianças de até 6 anos só podem desfilar junto com os pais. Os grupos deverão ter o alvará assinado pelos pais, responsáveis e pelos donos do bloco de autorização da participação de crianças de 6 a 11 anos. Os menores com idade até 6 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhados dos pais", informou Elaine Bastos, comissária de justiça da Infância e Juventude.

Os blocos tradicionais são agremiações que reúnem brincantes com figurinos luxuosos, com golas, botas, mantos e que tocam grandes tambores de compensado cobertos com couro, em ritmo marcado pelo contratempo e evolução feita com coreografias saltitantes.

DESFILES

O bloco da APAE abriu os desfiles da Passarela com participação especial, sem a disputa do prêmio. No entorno da passarela, seis grupos de tambor de crioula se apresentaram simultaneamente. Em seguida, o Bloco Vinagreira Show, do bairro Diamante, com o tema "Baralho, um enigma a ser decifrado". Na sequência foi a vez do bloco Os Vigaristas, do bairro Cohatrac, apresentando o tema "No México de Santo Forte, os Vigaristas Cantam a Morte".

Cada bloco tem o tempo de 20 minutos de apresentação rigorosamente controlado pela equipe de Comissão de Verificação e Obrigatoriedade, composta por 5 fiscais. "Nossa responsabilidade é fiscalizar se o bloco cumpriu o quantitativo de componentes exigidos, com o mínimo de 50 pessoas. Cada bloco tem o tempo de 5 minutos para fazer a passagem de som e o bloco que não chegar no horário é desclassificado, podendo apenas desfilar no final do concurso. Todo o cronograma é organizado junto com as entidades e a Secult.

Os três blocos tradicionais que pontuarem menos no concurso do grupo especial, o grupo A, descem para o grupo B. A pontuação é feita pelo corpo de jurados que avaliam quesitos como evolução, letra, música, figurino", explicou Alan Kardeck, coordenador da Comissão.

Desfilaram ainda os blocos tradicionais Os Guardiões (Centro), Os Trapalhões (Vila Bessa), Os Brasinhas (Desterro), Os Vampiros (Cohab), Os Reis da Liberdade (Liberdade), Príncipe de Roma (Madre Deus), Os Foliões (Madre Deus), Originais do Ritmo (Goiabal), Os Gladiadores, Os Especialistas do Ritmo (Fé em Deus), Os Feras (Centro), Tropicais do Ritmo (São Cristóvão), Os Tremendões (Camboa) e Os Apaixonados (Cohatrac).

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda-feira (27), a programação contará com desfile das alegorias de rua (Tijupá, Casinha da Roça, Tapera e o Corso das Virgens). Em seguida, entram os Blocos Organizados Os Gorjeadores, Pau Brasil, Kanto Kente, Turma do Saco, Vila Izabel, e Dragões da Madre Deus.

As escolas de samba Mocidade Independente da Ilha, Túnel do Sacavém, Flor do Samba, Marambaia e Turma do Quinto também prometem levar um grande público para a Passarela do Samba.

A bilheteria é aberta às 15h e os ingressos devem ser trocados por 1kg de alimento não perecível. As arrecadações serão doadas para APAE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.