FOLIA

Temporada carnavalesca é aberta oficialmente na capital maranhense

A Passarela do Samba Chico Coimbra será a sede de toda a programação.

Imirante com informações da prefeitura

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Está aberto oficialmente o período de atividades do Carnaval de Todos 2017. As festas começaram com a entrega da chave da cidade ao rei momo Mateus Lobato na noite de sexta-feira (25), na Passarela do Samba Chico Coimbra. O evento teve a participação especial da corte da Melhor Idade formada pelo casal Adelino Guterres e Cecilia Serra Ferreira.

Na noite de abertura da Passarela Chico Coimbra desfilaram os blocos tradicionais do Grupo B, abrindo a programação que se estende até terça-feira, quando no local acontece o Baile Popular com a participação do Bicho Terra. Durante os desfiles, o público poderá ter acesso à passarela trocando um quilo de alimento não perecível. Equipes de diversos órgãos estão sendo mobilizadas para auxiliar no funcionamento e segurança nos locais onde estão acontecendo as festas.

A noite também contou com o Desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo B, abrindo o Concurso da Passarela. O primeiro Bloco a adentrar o sambódromo foi o Gaviões do Ritmo, seguido do Renovação do Ritmo, Kambalacho do Ritmo, Fênix, Os Baratas, Os Inacreditáveis, Príncipe da Meia Noite, Os Vingadores, Os Tradicionais do Ritmo, Os Curingas, Os Guerreiros do Ritmo, Dragões da Liberdade e Companhia do Ritmo.

Todos eles participam do Concurso da Passarela e disputam uma vaga no grupo principal. Os três melhores da noite subirão de grupo e para isto eles tem 20 minutos de Evolução na Passarela para mostrar o seu máximo.

Com o tema 'Kambalacho de coração, das trevas um cavaleiro guardião' o bloco Kambalacho do Ritmo, do Anjo da Guarda com 31 anos de história, contagiou o público desde a concentração, na Passarela Chico Coimbra. Para Waldenia Moreira, brincante do Bloco, esta interação com os espectadores faz toda a diferença na hora do desfile. "Foi a primeira vez que desfilei e nos ensaios não imaginava que sentiria o que vivi hoje, não tem explicação. É muito prazeroso essa interação com quem vem prestigiar e o retorno que a gente sente deles gostando de nossa apresentação, vimos até turistas de outros estados que não conheciam nossa cultura, mas acabaram se contagiando".

A Passarela também foi palco de muitas homenagens, entre elas do Bloco da Madre Deus "Os Batatas" que relembrou o conto infantil do Casamento de Dona Baratinha, com o tema "Conte uma, conte duas, conte três... Dona Baratinha era uma vez" em referência a uma brincante do bloco e dedicou o desfile à José Pivô, compositor e sambista que faleceu no último dia 21 aos 79 anos de idade, vítima de complicações decorrentes de enfisema pulmonar. Ele era integrante da escola de samba Turma da Mangueira que desfila neste domingo (26) e um dos principais compositores do bloco Fuzileiros da Fuzarca.

A Passarela do Samba está recebendo os Blocos Tradicionais, Turmas de Samba, Blocos Organizados, Escolas de Samba, Alegorias de Rua, Tribos de Índio e Blocos Afros. Todos os dias, grupos de tambor crioula se apresentam no entorno da Passarela a partir das 18h.

Neste sábado (25), desfilam os Blocos Tradicionais do Grupo A, são eles: Vinagreira Show, Os Vigaristas, Os Guardiões, Os Trapalhões, Os Brasinhas, Os Vampiros, Reis da Liberdade, Príncipe de Roma, Os Foliões, Originais do Ritmo, Os Gladiadores, Os Especialistas o Ritmo, Os Feras, Os Tropicais do Ritmo, Os Tremendões e Os Apaixonados.

A bilheteria é aberta às 15h e os ingressos devem ser trocados por 1kg de alimento não perecível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.