Crítica Na Mira

The Fundamentals of Caring: um descontraído drama da Netflix

O drama comédia, original da Netflix, que faz rir e faz chorar.

Emmanuel Menezes/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
(Foto: Reprodução)

“Eu não posso tomar conta de outra pessoa sem antes tomar conta de mim mesmo”. The Fundamentals of Caring não é um filme de drama comum, como os tantos que são lançados rotineiramente. Já iniciando com um pequeno monólogo que nos faz refletir sobre nossas vidas, o filme conta a história de Benjamin (Paul Rudd), um escritor que dá uma pausa em sua carreira depois de sofrer uma tragédia pessoal e então decide ocupar-se em um curso para cuidar de pessoas com deficiência física.

Leia mais:

Nunca assistiu Sense8? Confira motivos que vão mudar sua ideia

Conheça Apartament 23, a deliciosa comédia estrelada por Krysten Ritter

Game of Thrones está na penúltima temporada e você ainda não viu?

Ben se torna o cuidador de Trevor Conklin (Craig Roberts), um jovem de 18 anos que sofre de distrofia muscular e extremos ataques de sarcasmo. Trevor leva uma rotina altamente regulamentada e nada especial: massagens e medicamentos, três refeições de waffles e salsichas por dia, horas intermináveis na frente da TV e devaneios sobre noites de amor com a Katy Perry, além de manter uma relação nada agradável com Ben.

Cheio de reviravoltas, The Fundamentals of Caring mostra como a relação, antes monótona, entre Ben e Trevor se torna uma grande aventura dentro de uma van, rumo ao buraco mais fundo do mundo.

O filme é uma adaptação feita pela Netflix do livro The Revised Fundamentals of Caregiving, do escritor Jonathan Evison. Dirigido por Rob Burnett, tem sua dramática inspirada em uma experiência vivida pelo próprio escritor com um adolescente chamado Case Levenson. O roteiro bastante suave faz o gênero drama de The Fundamentals of Caring ser revisto, e talvez nomeado como dramêdia, pois o bom humor de seus personagens e a leveza com que assuntos bastante delicados são levados ao decorrer da história tira toda a carga de extrema tristeza que o filme poderia chegar a ter.

The Fundamentals of Caring consegue balancear perfeitamente o nível de tristeza, alegria, surpresa, e todos os outros sentimentos que você possa chegar a sentir assistindo ao filme. O drama sempre estará lá, mas ele nunca será demais, e isso foi um grande acerto.

Com uma temática que vem sendo bastante abordada nos últimos tempos, é difícil não comparar The Fundamentals of Caring com outros filmes “superiores”, como Intocáveis ou Como Eu Era Antes de Você. Entretanto, a forma singela e bela que não deixa de emocionar quem assiste foi o acerto da Netflix para seu novo drama original. Saber quais são “os fundamentos de cuidar” de alguém será um grande trabalho se você antes tiver que cuidar de si mesmo.

Assista ao trailer:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.