Carnaval 2017

Prefeitura divulga chamada de inscrição das agremiações carnavalescas

Os blocos organizados e escolas de samba devem se inscrever até o dia 20 de fevereiro.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Carnaval de Passarela de São Luís.
Carnaval de Passarela de São Luís. (Paulo de Tarso Jr / Na Mira)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), divulgou o edital de convocação para a entrega da documentação das agremiações carnavalescas que vão participar do Concurso da Passarela do Samba no Carnaval.

Os blocos organizados, blocos tradicionais dos grupos A e B e escolas de samba devem se inscrever até o dia 20 de fevereiro, no setor de Coordenação de Eventos da sede da Secult, localizada na Rua do Mocambo, nº 253 - Centro, no horário de 14h às 18h de segunda a quinta-feira, e das 9h às 13h, na sexta-feira. O edital pode ser acessado no site da Prefeitura de São Luís.

Para participar dos cinco dias de folia momesca na Passarela do Samba, cada bloco e escola deve apresentar a documentação atualizada em quantidade de vias necessárias de acordo com cada grupo. Todos os participantes devem apresentar os seguintes documentos: histórico de atividades de formação do grupo, descrição dos elementos característicos da manifestação, ano de fundação, enredo do tema para o carnaval 2017, sinopse, evolução da apresentação, descrição da fantasia, letra do samba-tema com a identificação dos nomes artísticos e nomes completos de cada autor.

A quantidade de cópias necessárias para cada um são: Blocos Organizados - 10 cópias de cada documento; Blocos Tradicionais Grupo A e B - 15 cópias de cada documento; e Escolas de Samba - 27 cópias de cada documento.

Desfiles

A programação dos desfiles tem início sexta-feira (24), sempre a partir das 18h, com desfile dos blocos tradicionais do grupo B. No sábado (25), é a vez do desfile dos blocos tradicionais do grupo A. As turmas de samba abrem os desfiles do domingo (26) e, em seguida, acontece a primeira noite do desfile dos blocos organizados e das escolas de samba.

Na segunda de Carnaval (27), desfilam as alegorias de rua, blocos organizados e escolas de samba. Na terça-feira (28), a passarela será palco do encerramento oficial do período carnavalesco, com desfile de tribos de índio, cortejo de blocos afro e um baile popular com a participação de grandes nomes da folia carnavalesca.

Os desfiles da Passarela do Samba ocorrem de 24 a 28 de fevereiro e é promovido pela Liga das Escolas de Samba do Maranhão (LIESMA), Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e Academia de Blocos Tradicionais do Maranhão (ABTEMA). A apuração do Concurso será no Cine Teatro da Cidade, dia 1º de março, quarta-feira, a partir das 15h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.