Entre os melhores...

Jogo criado por estudante do IFMA vence concurso em SP

Leonardo Xavier ficou entre os três melhores projetos na categoria Jogos.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
O jovem Leonardo Xavier, criou um jogo educativo para ajudar na campanha contra o Mosquito transmissor da dengue.
O jovem Leonardo Xavier, criou um jogo educativo para ajudar na campanha contra o Mosquito transmissor da dengue. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Entre os dias 6 e 10 de fevereiro jovens universitários de todo o país se reuniram na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para participar da 2ª fase do Campus Mobile. O concurso nacional é uma iniciativa do Instituto NET Claro Embratel e tem o objetivo de identificar e estimular a formação de jovens talentos universitários para atuação em desenvolvimento de conteúdo e novos serviços de telefonia móvel. Nessa etapa foram selecionados 52 projetos entre os 597 inscritos para o concurso. Leonardo Frazão, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís-Monte Castelo, concorreu com o seu projeto Mutuca Mobile e ficou entre os três melhores dos 17 que participavam da categoria Jogos.

O projeto Mutuca Mobile foi desenvolvido por Leonardo Xavier e teve a orientação da professora do IFMA do Monte Castelo, Eveline Viana Sá. Trata-se de um jogo de ação em que o protagonista luta para acabar com a ameaça do mosquito aedes aegypti em sua cidade. “Tomei como base o meu projeto de monografia que foi o de um jogo para computador (Windows e Linux) que se chamava Mutuca. No projeto para o Campus Mobile eu recriei o jogo para executá-lo em dispositivos móveis como tablets e smartphones. Daí o nome Mutuca Mobile", explicou Leonardo.

Foi a primeira vez que o estudante viajou para São Paulo. Ele conta que a cidade transborda empreendedorismo e que o Campus Mobile foi uma experiência incrível. “Estávamos o tempo todo em contato com pessoas que trabalham diretamente com inovação tecnológica e empreendedorismo. Equipes de todos os cantos do Brasil vieram compartilhar ideias incríveis. O Campus Mobile é realmente uma experiência para abrir nossas mentes e nos impulsar a empreender”, analisou Leonardo Xavier.

Nesta etapa os três projetos vencedores em cada categoria receberam um prêmio em dinheiro e vão passar para a terceira e última fase do concurso. Os vencedores dessa última fase vão concorrer a uma nova premiação e a uma viagem a São Francisco (EUA) para conhecer o Vale do Silício.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.