Curiosidade

Glossofobia: o medo de falar em público

Os sintomas podem agrupar-se em três categorias: física, verbal e não verbal.

Imirante.com; com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
(Foto: Reprodução/Internet)

Saber se comunicar passou a ser um dos requisitos básicos para quem deseja uma promoção no trabalho e também para aqueles que querem se destacar em uma entrevista de emprego ou vender um produto. Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é uma técnica que se adquire com o tempo, e mesmos os mais tímidos podem se sobressair e impressionar chefes, clientes e colegas. Saber se comunicar é essencial, mas nem todas as pessoas conseguem fazer o uso da comunicação corretamente, alguns possuem um certo grau de ansiedade, acompanhado por medo antes de falar em eventos, apresentações no trabalho e até mesmo nas entrevistas de emprego. Trata-se da glossofobia.

Os sintomas podem agrupar-se em três categorias: física, verbal e não verbal. Os sintomas físicos resultam do sistema nervoso simpático responder à situação com uma “reação de lutar ou fugir”. Estes sintomas incluem acuidade auditiva, aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, pupilas dilatadas, aumento da transpiração, aumento do consumo de oxigênio, rigidez dos músculos do pescoço, da parte superior das costas e boca seca. Os sintomas verbais estão relacionados a uma voz tensa e tremor na voz.

Há casos de glossofobia extrema, em que os indivíduos congelam antes de se apresentar em público. Eles podem ser incapazes de falar, sentir a boca seca, começam a suar, tremer ou ter palpitações. Muitas vezes as pessoas que lidam com esta fobia evitam falar em público por tanto tempo que o que era uma ansiedade normal pode se transformar em um pânico quase incontrolável. A maioria dos indivíduos que sofrem com o medo de falar em público também estão com baixa autoestima, esperam a perfeição em tudo que fazem, buscam a aprovação constante, ou esperam o fracasso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.