Beleza e Saúde

Dermatologista recomenda cuidados extras com a pele durante as férias

Segundo o dermatologista, os principais efeitos negativos do sol são as queimaduras e a insolação.

Imirante.com, com informações da assesoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
Para manter a pele saudável, o especialista aconselha uso do protetor solar.
Para manter a pele saudável, o especialista aconselha uso do protetor solar. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Durante o período de férias, é comum o aumento das atividades realizadas ao ar livre. A população de São Luís aproveita a orla para passear, mergulhar nas praias e se bronzear. Entretanto, muitas pessoas esquecem dos malefícios causados pelo sol em excesso e acabam passando muito tempo expostas aos raios ultravioletas. Para curtir a época de descanso e diversão, sem colocar a saúde em risco, confira as dicas do dermatologista Dr. Eduardo lago.

"Nesta época, as pessoas costumam frequentar mais a praia. No entanto, deve-se evitar o horário próximo ao meio dia, pois neste horário o índice de radiação ultravioleta é maior. É indicado ficar exposto, de preferência, até às 9h ou após às 15h, além de usar filtro solar e reaplicar toda vez que for ao mar ou a cada 2h. Recomenda-se beber bastante líquido e procurar áreas liberadas para o banho. Evitar áreas com animais domésticos, pois é comum encontrar nestas áreas parasitas que podem causar doenças de pele. Assim que chegar em casa, tomar um banho e colocar roupas secas", explica.

Segundo o dermatologista, os principais efeitos negativos do sol são as queimaduras e a insolação. A longo prazo, o envelhecimento da pele, aparecimento de manchas e rugas e o surgimento do câncer de pele.

As pessoas que optarem por passarem o dia ao ar livre, como em praias ou parques aquáticos, não podem esquecer de levar na bolsa água potável, filtro solar, chapéu e óculos de sol.

Para manter a pele saudável, o especialista aconselha: "a pele precisa ser bem higienizada e hidratada todos os dias. A utilização de sabonetes suaves evita irritações na pele. É essencial o uso de hidratantes, principalmente após o banho, em especial por aquelas pessoas que ficaram muito tempo na praia ou piscina. Existem cremes apropriados para as diversas áreas do corpo e diferentes horários do dia. Nas férias costuma-se sair muito à noite, então se usar maquiagem, não esqueça de removê-la antes de dormir", recomenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.