Programação

Fotografia, poesia, quadrinhos e música neste fim de semana, em São Luís

Veja a programação completa das atrações culturais de São Luís.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
Eventos ocorrerão no Centro da cidade.
Eventos ocorrerão no Centro da cidade. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (13), apesar do tom "sombrio" da data, o Centro Histórico se encherá de cores com vários eventos que serão realizados a partir do fim da tarde.

Às 18h30, a Associação Brasileira das Mulheres da Imagem, movimento nacional de mulheres fotógrafas, realizará a sua primeira ação coletiva simultânea em várias cidades do país, intitulada de Sexta 3 Livre Brasil. Em São Luís, o evento ocorrerá no Chico Discos (localizado na Rua de São João, esquina com Rua dos Afogados), com entrada franca. A programação contará com projeção de ensaios fotográficos sobre o tema Amor, apresentação e convite ao engajamento na criação da Associação Brasileira das Mulheres da Imagem e uma roda de conversa sobre o trabalho de fotógrafas maranhenses - para mais informações, clique aqui.

Também hoje ocorre o ensaio aberto, comandado pela performance de Áurea Maranhão e Cláudio Marconcine, que celebrará a poesia de Ferreira Gullar (falecido, aos 86 anos, em 2016). O evento integra o projeto Visões de Um Poema Sujo, do fotógrafo Márcio Vasconcelos, que entra em cartaz em São Paulo no próximo dia 25 de janeiro, com o lançamento do livro homônimo. O ensaio aberto, com duração de 19 minutos, reúne fragmentos do Poema Sujo e começa, também, às 18h30, na galeria Trapiche, na Praia Grande. A direção é de Celso Borges e o figurino é assinado por Claudio Vasconcelos - saiba mais sobre o evento aqui.

No sábado (14), a programação inicia com o universo dos quadrinhos em pauta. A partir das 15h, no Reocupa (localizado na Rua Afonso Pena, 20, próximo ao Ferro de engomar), ocorrerá o ciclo de debates Quadrinhos sociedade 2017, que contará, ainda, com exibição de documentário. O evento iniciará com o debate Super heróis em perspectiva histórica. Parte 1: A Era de Ouro, que terá André Nascimento, André Nordman, André Rios e Márcio Dos Santos Rodrigues como debatedores. Após o debate, será exibido o documentário Comic Book Confidential (1988), com duração de 90 minutos. Don Silva e Márcio dos Santos Rodrigues farão os comentários após a sessão - confira mais detalhes aqui.

O sábado encerra com a apresentação inédita do grupo Velhas Virgens, a maior banda independente do Brasil. Com 27 anos de estrada, a banda faz show na capital às 22h, no Fanzine Rock Bar, localizado na Avenida Beira Mar, no Centro de São Luís. O show marca a comemoração de 30 anos de existência do grupo. Para informações sobre ingressos, clique aqui.

Quer outras dicas de eventos neste fim de semana? Clique aqui e boas festas!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.