Em Alta!

Lamparina da aurora, de Frederico Machado, é selecionado na Mostra de Cinema de Tiradentes

Evento exibirá mais de 30 longas, entre 20 e 28 de janeiro.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
Cena de <i>Lamparina da aurora</i>.
Cena de <i>Lamparina da aurora</i>. (Divulgação)

RIO DE JANEIRO - E deu Maranhão entre os selecionados da 20ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorre entre os dias 20 e 28 de janeiro. A bola da vez do Maranhão foi o longa Lamparina da aurora, do cineasta maranhense Frederico Machado.

O filme está entre os selecionados da Mostra Competitiva Olhos Livres, que celebra linguagens autorais no cinema brasileiro - a mostra foi criada com o objetivo de apresentar os novos cineastas do país.

Além de Lamparina da aurora, foram selecionados, também, os longas: A destruição de Bernardet, de Claudia Priscilla e Pedro Marques (SP); Homem-Peixe, de Clarisse Alvarenga (MG); Guerra do Paraguay, de Luiz Rosemberg Filho (RJ); Modo de produção, de Dea Ferraz (PE); e Os incontestáveis, de Alexandre Serafini (ES).

Lamparina da Aurora, que será lançado, oficialmente, este ano, pela Lume Filmes, será narrado pelo falecido poeta Nauro Machado, pai do diretor.

Mostra de Cinema de Tiradentes

Em 2017, a Mostra Tiradentes celebra 20 anos de existência. No percurso de sua história, apresentou uma nova configuração de cinema e abriu espaço para propostas de estéticas e linguagens ousadas e independentes. Em 19 edições já realizadas, a mostra já beneficiou um público estimado em 647 mil pessoas e já exibiu 2.436 filmes em 813 sessões de cinema e promoveu 201 oficinas.

Saiba mais sobre o festival clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.