Teatro

Praça Nauro Machado recebe espetáculo Zzz Sganarele nesta sexta-feira

Apresentação começa às 19h e é destinada a todos os públicos; entrada gratuita.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Divulgação)

O teatro de rua será atração nesta sexta-feira (9), na Praça Nauro Machado, no Centro de São Luís. A Companhia Cambalhotas encenará gratuitamente o seu mais novo espetáculo: Zzz Sganarelle. A apresentação está marcada para as 19h e é destinada a todos os públicos.

A peça, escrita por Geraldine Gauthier e dirigida por Waldemir Nascimento, conta a história de Sganarelle, um palhaço criado por Molière há cerca de 500 anos na França e que satiriza as dificuldades do cotidiano das pessoas. O espetáculo é contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015 com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura.

Talvez, por isso, Sganarelle seja considerado um “retrato do povo”. “O Sganarelle é um palhaço. Ele está dentro desse universo dos comediantes, dos sátiros. Além de ser um palhaço e de trabalhar isso muito corporalmente, ele é o povo. O Sganarelle se identifica com a população. Ele é a voz do povo e também carrega dentro dele várias simbologias.”, analisou Waldemir Nascimento, diretor do espetáculo.

Companhia Cambalhotas

Fundada em 21 de outubro de 1997, a partir da união de Renato Porto e Waldemir Nascimento, a Companhia Cambalhotas deu seus primeiros passos fazendo animações em festas de aniversário por diversos bairros de São Luís.

Em 1998, a dupla recebeu um convite para fazer uma apresentação teatral para uma campanha interna de uma empresa. O resultado artístico do trabalho e o consequente retorno financeiro estimulou a continuidade nesta linha artística específica.

A formalização da Cia ocorreu em 2002 e desde então vem se especializando em fazer o chamado ‘Teatro Empresa’, proporcionando aos seus clientes alegria, bem-estar e conhecimento por meio de ações didáticas.

O espetáculo Zzz Sganarelle será a terceira produção da Companhia Cambalhotas que, em 2016, completa 19 anos de fundação. Nas produções anteriores (Os Saltimbancos e Os Três Porquinhos), a companhia sempre utilizou formas animadas – bonecos, máscaras, teatro de sombra – para encantar o público. No entanto, em Zzz Sganarelle, mais um elemento é agregado: o circo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.