Entrevista com especialista

Entenda o que é a disfunção alimentar e suas consequências

A médica nutróloga Emanuelle Samary explica como identificar e tratar o problema.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Identificar e tratar o problema com um especialista é fundamental.
Identificar e tratar o problema com um especialista é fundamental. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – A disfunção alimentar ou transtorno alimentar é um termo utilizado para designar comportamentos alimentares que causam severo prejuízo à saúde de um indivíduo. São considerados como doenças e geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência.

Os distúrbios alimentares podem trazer consequências negativas e prejudicar a saúde e qualidade de vida da pessoa que possui. A autoimagem, as relações com familiares e amigos e o desempenho na escola ou no trabalho, por exemplo, podem ser prejudicados.

Além disso, distúrbios alimentares podem dificultar a absorção de minerais, vitaminas, proteínas e outros nutrientes necessários para uma boa saúde. Indivíduos com tais transtornos podem apresentar: perda dramática do peso, perda de cabelo, sensação de frio, prisão de ventre e nas mulheres, a perda do período menstrual.

Como identificar a disfunção alimentar?

“Através dos hábitos alimentares (quantidade de macronutrientes- carboidrato, lipidio, proteína), do metabolismo que a pessoa apresenta (facilidade/dificuldade de perda de peso, problemas de pele e unhas, presença de comorbidades) e através de exames laboratoriais, identificando perfil inflamatório”, explica a Dra. Emanuelle Samary.

Qual o tratamento para este problema?

“O tratamento vai depender da alteração que o paciente apresentar, tanto no exame físico e anamnese, quanto nos exames laboratoriais”, diz a médica nutróloga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.