No Espaço Márcia Sandes

Últimos dias da exposição Poemas Pictóricos em São Luís

Nas telas da exposição, estão presentes elementos do bumba-boi.

Na Mira, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27

SÃO LUÍS - A exposição Poemas Pictóricos, em cartaz no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, é constituída de 26 telas, de autoria da paranaense Janete Nakatani, que reside no Maranhão há 23 anos. O evento segue com programação aberta ao público até amanhã (19), em São Luís.

Identificada com a arte naif (caracterizada pela simplicidade, espontaneidade e pelo desapego às formalidades acadêmicas), a artista conta que, na produção do seu trabalho, adota a técnica de pintura com tinta acrílica, utilizando espátula e por vezes os dedos.

Nas telas da exposição, estão presentes diversos elementos da cultura maranhense, como o bumba-boi, realçando as cores vivas e alegres da brincadeira.

Janete Nakatani, que é enfermeira, relata que começou a pintar há um ano, depois de sofrer um infarto em 2014. Para ocupar o período que ficou sem trabalhar e enfrentar uma depressão decorrente da inatividade, encontrou na pintura a terapia adequada. Após fazer um curso de Artes Plásticas na Morada das Artes, na Praia Grande, ela resolveu fazer a primeira exposição, em dezembro de 2015, menos de um ano depois de ter começado a estudar.

Como sempre teve forte ligação com as artes (é artesã e poetisa), Janete, rapidamente, se envolveu no cenário das exposições artísticas. Juntamente com outros artistas plásticos recém-formados, ela participa da exposição Consciência Negra, em cartaz na Casa do Maranhão, até o fim deste mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.