Receita maranhense

Farofa de caju de São Luís é a premiada no Concurso Mesa Brasil

Receita foi premiada durante evento sobre reaproveitamento dos alimentos.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
A receita foi preparada pela Irmã Mazé Silva, da instituição Sonho de Aline.
A receita foi preparada pela Irmã Mazé Silva, da instituição Sonho de Aline. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Incentivo a criatividade culinária numa tarde gastronômica. Foi assim a 9ª edição do Concurso de Receitas Mesa Brasil realizado na última sexta-feira (4 de novembro) no Sesc Deodoro. O evento reuniu representantes de instituições beneficentes assistidas pelo Programa Mesa Brasil que apresentaram pratos, cujo principal ingrediente foi o aproveitamento integral dos alimentos.

Reinventando o uso de alimentos, por meio de receitas que aproveitam integralmente seus ingredientes, o Concurso de Receitas do Sesc incentiva a criatividade dos participantes na criação e adaptação de receitas nutritivas que favoreçam o melhor uso dos alimentos, sobretudo ingredientes regionais, oportunizando o enriquecimento nutricional e a troca de receitas que são preparadas nas instituições.

A proposta de desafiar as instituições a apresentarem pratos criativos e nutritivos feitos com alimentos consumidos diariamente e que fazem parte da culinária local, teve como resultado as receitas de bife da entre casca da melancia, brigadeiro da casca da banana, torta saborosa, farofa de fibras de caju, omelete do bagaço de coco, docinho de casca de banana, doce da entrecasca da melancia, farofa da casca d abanana, geleia da casca de melão e suco da casca do abacaxi com hortelã.

O júri formado pelo coordenador do restaurante do Sesc Deodoro, Carlos Paixão; pela Gerente do Sesc Deodoro, Valdinete Reis; pelo cozinheiro chefe do restaurante Sesc Turismo, Sinval Gusmão; pela coordenadora de responsável social do Grupo Mateus Lurdiany Santos; pelo educador físico Danilo Lopes, e pela coordenadora do grupo de convivência da terceira idade do Sesc Deodoro, Adalgisa Drumond. Após experimentar todos os pratos elegeram como grande vencedor a farofa de fibras de caju, preparado pela Irmã Mazé Silva, da instituição Sonho de Aline.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.