De olho no Enem

Seis dicas do que comer antes e durante o Enem

Especialista indica cuidados com a alimentação para prestar vestibular.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
(Foto: Reprodução)

Sabendo da importância dessas provas aos candidatos é muito importante manter-se com um bom estado físico e psíquico no dia da prova, a fim de evitar que algo inesperado atrapalhe esse dia tão importante.

Para se preparar bem vamos dar algumas dicas quanto à alimentação:

1) Evite experimentar alimentos muito diferentes de sua dieta habitual na véspera ou no dia da prova, evitando assim, que ocorram reações adversas a este alimento novo, como por exemplo: diarreias, constipações, dores abdominais, etc.

2) Não faça a prova de barriga vazia. Por mais que o nervosismo tire a fome para algumas pessoas, é importante que antes da prova seja feita uma refeição completa, preferindo alimentos mais leves e que não causem desconforto intestinal. Ficar sem comer pode prejudicar muito o rendimento na prova, tirar a atenção, bem como causar outras reações, como pressão baixa, tontura, falta de concentração, desmaios, etc.

3) Nesse período de provas, principalmente nas vésperas e dias de provas, opte por alimentos mais leves, como frutas, cereais, legumes e carnes mais leves. Comidas mais pesadas ou muito temperadas, como por exemplo, feijoada e frituras, podem dificultar a digestão e mal estar.

4) Já na véspera é muito importante manter uma boa hidratação, com um consumo médio de 2 litros de água ao longo do dia

5) Evite bebidas alcoólicas, além podem prejudicar o desempenho acadêmico e consequentemente os resultados dos vestibulares, também podem desregular o fígado e causar cansaço excessivo.

6) O consumo de chocolate, como ouve-se muito falar, pode realmente ser benéfico por conta de um de seus compostos, o triptofano, que causa bem estar e diminui ansiedade.

Seguido essas dicas, tendo uma boa noite de sono e bastante positividade os vestibulares serão ótimas lembranças de grandes conquistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.