Programação

São Luís recebe a exposição itinerante Tempo de Almanaque

Exposição fica aberta à visitação até o dia 16 de dezembro.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Na exposição, o público poderá apreciar uma coletânea de raridades retiradas do acervo pessoal da pesquisadora e escritora Yasmin Nadaf.
Na exposição, o público poderá apreciar uma coletânea de raridades retiradas do acervo pessoal da pesquisadora e escritora Yasmin Nadaf. (Divulgação)

SÃO LUÍS - No mês de novembro, o público maranhense recebe a estética, grafia e as informações de consumo, cultura, moda e comportamento que circularam o Brasil por meio dos Almanaques de Farmácia, a partir do início do século XIX. A exposição itinerante Tempo de Almanaque começa nesta quinta-feira (3), na Galeria Trapiche.

Durante a programação, serão realizadas roda de conversa e visita mediada. A exposição integra a programação da 10ª Feira do Livro de São Luís.

Patrocinados pelos laboratórios farmacêuticos, as publicações atuavam como veículos de publicidade de medicamentos e cumpriam com o atual papel dos propagandistas. E na exposição, o público poderá apreciar uma coletânea de raridades retiradas do acervo pessoal da pesquisadora e escritora Yasmin Nadaf.

Nos almanaques continham informações consideradas de utilidade pública como fases da lua, épocas de plantio e remédios para diversos males estavam sempre unidos a passatempos, textos literários, carta dos leitores, entre outros. As publicações eram distribuídas de forma gratuita e foram responsáveis por popularizar a ciência nos lares brasileiros como prática de lazer para ser ensinada e repetida entre a família.

Um dos almanaques mais famosos desse tipo de publicação é o Almanaque do Biotônico. Para divulgar o famoso fortificante, Monteiro Lobato, amigo do farmacêutico Candido Fontoura, criou o personagem Jeca Tatu. Esse vivia em uma casinha de sapê e sofria do mal do amarelão, sendo curado graças as propriedades medicinais do remédio que dava nome ao almanaque.

A exposição Tempo de Almanaque fica aberta à visitação de 4 de novembro a 16 de dezembro, na Galeria Trapiche, das 9h às 18h, exceto finais de semana e feriados. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone 3216-3830 ou pelo e-mail galeriadeartesescma@gmail.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.