Celebração

UFMA celebra 50 com grandes atrações culturais

Universidade terá atrações de quarta-feira (19) à sexta-feira (21).

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
(Foto: De Jesus)

Em celebração aos seus 50 anos, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), terá uma programação cultural em comemoração ao seu aniversário. Haverá programação de quarta-feira (19) até a sexta-feira (21) e terá espetáculos musicais e teatrais.

Quarta-feira (19):

Cine Guarnicê Especial trará "Flor de Abril" em cartaz nesta quarta, no Auditório Central da UFMA.

Em celebração aos 50 anos da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Proexce exibirá no Projeto Cine Guarnicê desta semana, o longa maranhense "Flor de Abril", do diretor Cícero Filho. A sessão especial será nesta quarta-feira (19), às 12h30, no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís (MA). A sessão especial será gratuita. "Flor de Abril" é um dos filmes mais assistidos na história do Festival Guarnicê de Cinema. Participe!

"Flor de Abril" é o terceiro longa-metragem do diretor Cícero Filho. Os dois primeiros foram "Entre o Amor e a Razão" (2006) e "Ai que Vida" (2007). No filme, a atriz Dayse Bernardo fez a sua estreia no cinema e interpretou quatro personagens. O título remete a uma flor única do nordeste brasileiro, que nasce apenas no mês de março, mas suas pétalas - de cor púrpura - desabrocham em abril e murcham no mesmo mês.

Segundo a sinopse, assim será Teresa, moça ingênua e romântica, típica dos adolescentes apaixonados, que é vítima de uma série de circunstâncias extremas e murchará com as decepções. "Da menina do campo à prostituta repleta de culpa, Teresa busca sua redenção ao entregar-se a um novo amor, mas, como é da natureza humana, cometerá mais erros", informa a sinopse. As cenas foram rodadas no Maranhão e Piauí.

Quinta-feira (20):

O cantor Ivandro Coelho faz show inédito nesta sexta (21), no Mostre Sua Cara

Com mais de 20 anos de andanças culturais e participações premiadas em festivais nacionais de música, o cantor e compositor, Ivandro Coelho volta a se apresentar à comunidade acadêmica da UFMA, onde se formou em jornalismo e trabalha como editor na Assessoria de Comunicação (ASCOM). Ele apresentará o show "Entre o azul e a natureza" nesta sexta-feira (21), às 12h30, no Auditório Central. O espetáculo contará com a participação dos cantores e compositores Santa Cruz e Jorge Passinho, professor da Uema.

Aberto ao público, o show faz parte do Projeto Mostre Sua Cara e integra a programação especial que celebra os 50 anos da UFMA. Realizado pelo Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proexce), o projeto é destinado exclusivamente à comunidade acadêmica da UFMA.

Sexta-feira (21):

GUT encena nesta quinta a comédia "O Sumiço do Rei", de Lio Ribeiro

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) terá nesta quinta-feira (20) uma programação cultural especial com muita diversão, bom humor e arte. O Grupo Universitário de Teatro (Gut), projeto de extensão da instituição, encenará às 12h30, a comédia "O Sumiço do Rei", de Lio Ribeiro, com direção da professora Ana Teresa Desterro Rabelo (Estrelinha). Aberto ao público, o espetáculo integra a programação do Projeto Mostre Sua Cara que celebra os 50 anos de aniversário da UFMA.

Logo após a peça haverá a apresentação do stand up comedy com o ator e humorista Victhor Lima. O espetáculo "O Sumiço do Rei" tem figurino assinado pelo Gut, tendo como costureira Dona Norma Fabiene Mendonça. O elenco é formado por Elieuda Garcia, Elisamara, Stefanny e Victhor Lima. A duração é de 20 minutos. O texto escrito por Lio Ribeiro conquistou o 1º lugar em Teatro no XXII Concurso Literário e Artístico "Cidade de São Luís", e ganhou ainda o Prêmio Arthur Azevedo (1996).

O Projeto Mostre Sua Cara de Promoção de Talentos da UFMA é uma realização do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Emprendedorismo (Proexce) da UFMA. Tem apoio da Fundação Sousândrade, TV UFMA, Universidade FM e Gráfica Universitária. Segundo a diretora do DAC e coordenadora do projeto, Fernanda Santos Pinheiro, o espetáculo de Lio Ribeiro é "uma saborosa parábola sobre a ambição e a orfandade política, contada com muito bom humor", disse a diretora.

Segundo a sinopse do espetáculo, que também é um premiado livro do diretor, ator e escrito maranhense Lio Ribeiro, "esse ministério suga-suga que gira em torno da notícia de que o rei e a rainha haviam sumido. É tão real e esse comportamento prenhe de todos os pecados capitais e veniais é palpável em qualquer tempo da história da humanidade, desde os ancestrais Adão e Eva, que o Criador sábia e espertamente mandou pros quintos dos infernos enquanto ainda lhe restava um poder de decisão", informa a sinopse do espetáculo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.