"Zzz Sganarelle"

Ator ''experimenta a fome'' para interpretar palhaço em peça

Edson Lima será Sganarelle em espetáculo de rua da Companhia Cambalhotas.

Paulo de Tarso Jr./Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28

SÃO LUÍS – Interpretar um personagem vai além de simplesmente subir no palco e falar um determinado texto. No teatro, conhecer os sentimentos e os desejos do personagem são fundamentais para que ator consiga incorporar um outro ser e encante seu público. Prova disso, é o trabalho desenvolvido por Edson Lima, que será o ator principal do espetáculo “Zzz Sganarelle”, produzido pela Companhia Cambalhotas e que irá ser apresentado pela primeira vez no próximo dia 22 de outubro, no Anjo da Guarda. Para viver o personagem que dá nome à peça, Edson Lima chegou a “experimentar a fome” para compreender os anseios de Sganarelle.

“O Sganarelle tem uma relação com a fome, ele sente fome. Então, tudo o que ele vê, ele quer comer. E aí eu passei um dia com fome. Jantei mal à noite, não tomei café e nem almocei no dia seguinte. Aí vim para o laboratório para ser filmado e só fui comer às 17h para eu sentir, de fato, o que é sentir fome e tentar transferir todo este sentimento para o personagem. Nosso laboratório teve muito disso, tanto comigo quanto com os outros personagens”, explicou o ator.

Edson Lima será Sganarelle em espetáculo da Companhia Cambalhotas. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante.com)
Edson Lima será Sganarelle em espetáculo da Companhia Cambalhotas. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante.com)

Criado há mais de 500 anos, Sganarelle é um personagem criado por Molière há cerca de 500 anos na França. É um palhaço em sua essência que promete ser a “cara do povo”. Talvez, por isso, é que Sganarelle traz consigo muitas referências, obrigando Edson Lima a se preparar muito psicologicamente.

“Tem um preparo psicológico muito grande. A gente parte para os estudos, vai procurar os caminhos, as metodologias para encontrar este personagem. A gente vinha para a Companhia e passava uma tarde dentro do personagem. Eu andava como personagem, lavava a louça como personagem”, explica.

E o ator destaca a importância dos detalhes. “É um jogo psicológico muito grande manter o personagem durante a tarde toda. Mas a gente tentava ficar o máximo possível até que a gente fosse se adaptando, conhecendo, descobrindo como é que se senta, como fala, como olha, como se assusta. São pequenos detalhes que foram sendo montados lentamente”.

Diretor do espetáculo “Zzz Sganarelle”, Waldemir Nascimento é só elogios à dedicação de seus atores. Ao todo, a peça contará com cinco atores que irão interpretar sete personagens. “Todos tiveram de vivenciar um tipo de personagem para conseguir entrar no arquétipo de cada personagem. Ele é o Edson, mas quando ele coloca a máscara, ele é o Sganarelle. Ele consegue pensar como Sganarelle. Ele tem entendido todo este processo de concepção de simbologias que o personagem tem e carrega com ele”, analisou.

Espetáculo
Espetáculo "Zzz Sganarelle" será apresentado até fevereiro. (Foto: Divulgação)

Saiba mais

O espetáculo “Zzz Sganarelle” é um projeto da Companhia Cambalhotas que foi contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015 e conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura. Ao todo, o espetáculo contará com mais de 15 apresentações durante os próximos cinco meses. “Zzz Sganarelle” será encenado em vários bairros, escolas e praças de São Luís. A primeira apresentação será no próximo dia 22 de outubro, no Anjo da Guarda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.