Da França para São Luís

''Sganarelle'' ganha vida para levar o circo às ruas de São Luís

Espetáculo da Cia Cambalhotas será encenado a partir deste mês.

Paulo de Tarso Jr./Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Companhia Cambalhotas dará vida a Sganarelle a partir deste mês. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante.com)
Companhia Cambalhotas dará vida a Sganarelle a partir deste mês. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante.com)

SÃO LUÍS - Um personagem que supera a voz popular para se transformar no “próprio povo”. Este é Sganarelle, um ser criado por Molière há cerca de 500 anos na França e que, em breve, estará livre pelas ruas de São Luís. Sganarelle ganhará vida pelas mãos da Companhia Cambalhotas com o espetáculo que leva o nome do personagem principal. É uma verdadeira promessa de levar o circo às pessoas, mas com pitadas de humor aliado à sátira aos problemas sociais. As apresentações ocorrerão a partir do dia 22 deste mês em vários bairros, praças e escolas da capital.

Escrito por Geraldine Gauthier e dirigido por Waldemir Nascimento, “Zzz Sganarelle” demonstra ser a “menina dos olhos” da Companhia Cambalhotas, que aposta na identificação do público com o personagem para o sucesso do espetáculo. Apesar não ser voltado exclusivamente para o público infantil como os projetos anteriores da companhia (“Os Saltimbancos” e “Os Três Porquinhos”), a expectativa é que a peça agrade todos os públicos.

“O Sganarelle é um palhaço, é o resquício que vem da França. Ele está dentro desse universo dos comediantes, dos sátiros. Ele conserva isso. Então, vamos colocá-lo na rua. Além de ser um palhaço e de trabalhar isso muito corporalmente, ele é o povo. Ele é um espetáculo que não tem um apelo infantil. Claro que o publico infanto-juvenil pode assistir, mas ele é um espetáculo adulto porque ele tem crítica social bem forte e o Sganarelle se identifica com a população, ele é a população. Ele é a voz do povo e também carrega dentro dele várias simbologias. Por isso que o público vai se identificar com ele”, explicou Waldemir Nascimento, diretor do espetáculo.

Espetáculo promete levar o circo às ruas de São Luís. (Foto: Divulgação)
Espetáculo promete levar o circo às ruas de São Luís. (Foto: Divulgação)

Fundada há 19 anos no bairro do Anjo da Guarda, a Companhia Cambalhotas tem em suas veias o teatro de rua. Com “Zzz Sganarelle”, projeto que foi contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015, a companhia maranhense quis conservar suas raízes aliando uma beleza visual aos elementos da apresentação.

“No teatro de rua, a gente trabalha muito com o colorido que tem no brasileiro, no nordestino. O colorido do nordestino vai estabelecer a estética do nosso espetáculo. Fizemos pesquisas, fomos a vários pontos de São Luís, mercados, a Feira das Túlias e museus para identificar a cultura maranhense e o colorido dela para colocar em um personagem que é de 1500. Mas a nossa peça é atemporal. O público vai ter esse visual”, revelou Waldemir Nascimento.

Detalhes

Máscaras foram feitas sob medida para cada ator. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante.com)
Máscaras foram feitas sob medida para cada ator. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante.com)

A preocupação dos detalhes é uma marca fundamental de “Zzz Sganarelle”. Durante o período de preparação do espetáculo, cada figurino, cenário e outros elementos foram desenvolvidos com todo o cuidado possível. Um exemplo disso são as máscaras que os atores da peça irão utilizar. Cada máscara foi moldada exclusivamente para cada ator.

O responsável pela inovação foi Wanderson Silva. “Eu sempre busco referências do cinema e, o que eu vejo de produção, é que estão sempre buscando novas tecnologias para bonecos e máscaras. Eu não queria fazer como todo mundo faz e decidi fazer algo mais profissional. Resolvi fazer uma máscara que encaixasse perfeitamente no rosto do ator”, disse.

O processo de fabricação de cada máscara durou cerca de duas semanas e contou com várias etapas. A primeira delas foi usar um material chamado de alginato para moldar o rosto do ator. Em seguida, foi preciso reproduzir o rosto em gesso para aí poder utilizar argila para modelar. “Tirei um molde negativo e joguei a fibra de vidro. Depois fazemos o acabamento e o lixamento, que se joga uma massa plástica chamada prime e depois entra para pintura com a Flávia Félix”, comentou.

Prêmio inédito

Companhia Cambalhotas comemora a conquista de prêmio nacional. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante.com)
Companhia Cambalhotas comemora a conquista de prêmio nacional. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante.com)

Pela primeira vez, a Companhia Cambalhotas foi agraciada com uma premiação nacional. O Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015 veio em um ótimo momento. Tanto que o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura, do governo federal aceleraram a produção do espetáculo “Zzz Sganarelle”.

“Pra gente já foi uma vitória ter conquistado um prêmio. A gente queria muito montar este espetáculo por conta do texto, mas, devido às condições financeiras, a gente não iria montar Sganarelle agora”, explicou Bianka Marques produtora do espetáculo.

Bianka explica que o objetivo da Companhia Cambalhotas é de sempre levar um espetáculo de qualidade para a população. “A companhia quando pensa em inscrever projetos, a gente pensa não só no financeiro, mas sim na realização da companhia em querer levar algo de qualidade para a população que, de um modo geral, precisa ter acesso a espetáculos de qualidade. Levar o espetáculo para escolas, para as praças é pensar que mais pessoas vão conhecer o trabalho da companhia, vão poder assistir espetáculos de teatro e vão poder se desenvolver”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.