Programação

Laborarte comemora 44 anos com vasta programação gratuita

Nesta terça (11), o grupo realiza a tradicional festa de aniversário.
Na Mira, com informações da Assessoria11/10/2016 às 10h12

SÃO LUÍS - Fundado a partir da reunião de jovens que buscavam concretizar as experimentações artísticas produzidas em São Luís, o grupo Laborarte inicia, nesta terça-feira (11), véspera de feriado, a celebração dos 44 anos de história da companhia de teatro que se destaca na cena cultural do Estado. A comemoração será marcada por uma vasta programação durante todo o mês de outubro - a entrada é gratuita.

Para marcar o início da programação de aniversário, na sede do Laborarte, localizada na rua Jansen Muller nº 42, Centro Histórico, nesta terça, a festa será animada ao som do tambor de crioula, roda de capoeira e shows com as cantoras Rosa Reis e Camila Reis. O mês de aniversário do Laborarte inclui, também, espetáculos teatrais, oficinas de percussão e caixeiras do Divino e apresentações em praça pública de tambor de crioula e do tradicional Cacuriá de Dona Teté.

Já no sábado (15), será apresentado o espetáculo A Peleja de Casemiro Coco – lendas emaranhadas, que foi premiado no 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras e ajuda a preservar a tradição do boneco mamulengo e, também, as lendas e mistérios do folclore maranhense. O espetáculo, recentemente, foi apresentado nas cidades de Caxias, Imperatriz, Codó e Itapecuru. A apresentação, na sede do Laborarte, ocorrerá às 16h, e tem entrada franca.

Na segunda-feira (17), o grupo dá início às oficinas de percussão de sotaque de Bumba-meu-boi e toque de caixa do Divino Espírito Santo. As oficinas serão realizadas regularmente, às segundas e quartas-feiras, e são abertas ao público. Além destas duas oficinas, o Laborarte tem, também, aulas de capoeira, cacuriá e tambor de crioula.

Ainda na programação de aniversário, também haverá uma atividade com escolas da rede pública municipal para possibilitar que os alunos tenham vivência com ritmos da cultura popular maranhense como o cacuriá e o tambor de crioula. Estas atividades serão realizadas na quinta-feira (13) e terça-feira (18), nos turnos matutino e vespertino.

Veja, abaixo, a programação completa:

Terça-feira (11);

20h - Roda de capoeira, tambor de crioula e sarau de bailados com Rosa Reis, Dona Roxa, Camila Reis, Cecé Ferreira e Doda;

Quinta-feira (13);

9h às 11h – Oficina de dança do Cacuriá;

16h às 18h – Oficina de Tambor de Crioula com mestre Gonçalinho;

Sábado (15);

16h – Espetáculo A Peleja de Casemiro Coco – lendas emaranhadas;

Segunda-feira (17);

15 às 17h – Oficina de percussão de sotaques de Bumba-meu-boi;

17h às 19h – Oficina de caixeiras do Divino Espírito Santo;

Terça-feira (18);

9h às 11h – Oficina de dança do Cacuriá;

16h às 18h – Oficina de Tambor de Crioula com mestre Gonçalinho;

Quarta-feira (19);

19h – Inauguração da Sala Cecílio Sá com apresentação do espetáculo A Escrita do Deus, encanado pelo ator Urias de Oliveira;

Quinta-feira (20);

19h – Estreia do projeto Palco 42 com shows de Josias Sobrinho e Thiago Máci;

Sábado (22);

19h – Apresentação de tambor de crioula na praça do Letrado, no Vinhais;

Domingo (30);

19h – Apresentação do Cacuriá de Dona Teté no projeto Sebo no Chão, no Cohatrac.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.