Série!

Dicas: cinco séries literárias para quem gosta de ficção

O desenrolar de uma história, em vários livros, pode se tornar amado ou odiado.

Arlan Azevedo/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29

SÃO LUÍS - As séries literárias são verdadeiras relíquias, de valores inestimados, para os leitores mais dedicados. O desenrolar de uma história, em vários livros, pode se tornar amado ou odiado pelos leitores, e aqui vão cinco dicas de séries literárias bem conceituadas - segundo sites de leitura, como o Skoob.

1. As Crônicas de Gelo e Fogo (5 livros - ainda não acabada)

Que Game of Thrones é a maior série da atualidade, o Emmy concorda. Mas você sabia que a série literária teve o seu primeiro livro publicado há mais de 10 anos? Os fãs da série televisiva precisam conhecera série literária, que deu origem ao fenômeno mundial.

 A série literária As Crônicas de Gelo e Fogo deu origem à premiada série Game of Thrones. Foto: Reprodução
A série literária As Crônicas de Gelo e Fogo deu origem à premiada série Game of Thrones. Foto: Reprodução

​No fictício continente Westeros, uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark, do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto às terras que lhe pertencem.

Nas Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor do gênero: mistério, intriga, romance e aventura se alternam nas páginas da saga de fantasia mais vendida dos últimos anos, vencedora de diversos prêmios, que ganhou a premiada adaptação Game of Thrones pela HBO e também chegou aos quadrinhos.

2. O Guia do Mochileiro das Galáxias (5 livros)

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.

 O Guia do Mochileiro das galáxias é um clássico dos nerds. Foto: Reprodução
O Guia do Mochileiro das galáxias é um clássico dos nerds. Foto: Reprodução

Esta é uma famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da 'alta cultura' e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

3. Harry Potter (7 livros)

Não podia faltar a série que deu origem aos filmes do bruxo mais conhecido do mundo. Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.

 A série literária deu origem aos filmes que conquistaram o público. Foto: Reprodução
A série literária deu origem aos filmes que conquistaram o público. Foto: Reprodução

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

4. Jogos Vorazes (3 livros)

 A trilogia de Jogos Vorazes deu origem a quatro filmes. Foto: Reprodução
A trilogia de Jogos Vorazes deu origem a quatro filmes. Foto: Reprodução

Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos Vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, os livros, ficaram mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. E, claro, também deu origem a uma série de filmes.

5. Percy Jackson e Os Olimpianos

Combinando mitologia grega e muita aventura, a saga do menino Percy Jackson, que aos 12 anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, tornou-se um fenômeno mundial. Foram mais de 15 milhões de livros vendidos em todo o mundo e quase um milhão no Brasil, além da adaptação para o cinema que atraiu 1,8 milhão de espectadores no país.

 Conhece a série literária que deu origem aos filmes de Percy Jackson? Foto: reprodução
Conhece a série literária que deu origem aos filmes de Percy Jackson? Foto: reprodução

É isso aí. As leituras têm muitos detalhes sobre as histórias. Para quem já viu os filmes, os livros oferecem uma experiência ainda mais envolvente. Boa leitura!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.