Em São Luís

Violas Brasileiras: Sonora Brasil passa pelo MA a partir desta terça

Apresentações serão realizadas no Teatro João do Vale, a partir das 19h.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
O Sonora Brasil vai circular o país com os temas <i>Sonoros Ofícios - Cantos de Trabalho e Violas Brasileiras</i>.
O Sonora Brasil vai circular o país com os temas <i>Sonoros Ofícios - Cantos de Trabalho e Violas Brasileiras</i>. (Foto: Reprodução/Internet)

SÃO LUÍS - Entre os dias 19 a 22 de julho, o projeto Sonora Brasil, que vai circular o país com os temas Sonoros Ofícios - Cantos de Trabalho e Violas Brasileiras, passará pelo Maranhão com o tema Violas Brasileiras, no qual traça um panorama da viola de cinco ordens e de variantes do instrumento que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas a práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes. Em São Luís, as apresentações serão realizadas no Teatro João do Vale, na Rua da Estrela, no Centro da cidade, a partir das 19h - saiba mais aqui.

As quatro apresentações fazem referências: a Viola Caipira/Sertaneja representada por Paulo Freire e Levi Ramiro (SP); a Viola no Nordeste representada por Cássio Nobre (BA), Adelmo Arcoverde (PE) e Raulino Silva (PE); a Viola em Concerto representada por Fernando Deghi (PR) e Marcus Ferrer (RJ); Violas Singulares representada por Sidnei Duarte (MT), Maurício Ribeiro (TO) e Rodolfo Vidal (SP).

Com a proposta de desenvolver programações identificadas com o contexto histórico da música no Brasil em formato bienal, na sua 18ª edição (2015/2016), o Sonora Brasil conta com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2016, o tema Violas Brasileiras circulará pelos Estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto Sonoros Ofícios segue pelos Estados das regiões Sul e Sudeste.

Sonora Brasil

O Sonora Brasil é um projeto do Departamento Nacional do Sesc, realizado em parcerias com os Departamentos Regionais, que objetiva o destaque para a música de tradição oral e escrita no Brasil, essencialmente de caráter acústico, que não encontram atualmente espaço na mídia.

Contribuindo para amenizar esta lacuna, o Sonora Brasil busca, e torna acessível, o despertar do público para a música de tradição oral histórica, incentivando o olhar crítico sobre os mecanismos de difusão de música no país, além de fomentar práticas de apreciação artística, proporcionando oportunidades de acesso aos comerciários e público em geral de conhecerem mais de perto, o trabalho de compositores e intérpretes, tanto de raiz popular quanto de cunho acadêmico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.