Programação

Filmes de Orson Welles em destaque na Mostra Mr. Faker

Evento será realizado no período de 12 a 16 de julho.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Cena do clássico <i>Cidadão Kane</i>.
Cena do clássico <i>Cidadão Kane</i>. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Conhecido pela dramatização de uma invasão alienígena do livro A Guerra dos Mundos, essa foi apenas uma das realizações do multifacetado Orson Welles. A partir de amanhã (12), estreia em São Luís a Mostra Mr. Faker – Orson Welles e a autoria na indústria do cinema, evento que contará com sessões gratuitas de 11 filmes desse aclamado cineasta, com exibições até o dia 16 de julho, no Cine Praia Grande - localizado no Centro da capital maranhense.

Faker (impostor) é uma referência recebida por Orson Welles por criar um conceito estético em sua obra onde o falso foi utilizado como essência da própria arte para confrontar e desmascarar a realidade em busca da verdade. Com apenas 25 anos e investindo no cinema autoral, Orson estreou na sétima arte com Cidadão Kane, em 1941, considerado pela crítica como o melhor de todos os tempos e elogiado por sua inovação na música, fotografia e estrutura narrativa responsável. O filme, também, marca o início da mostra no dia 12 de julho, às 18h30.

Com 119 minutos, Cidadão Kane retrata a vida e legado de Charles Foster Kane, um personagem interpretado por Welles, inspirado no magnata William Randolph Hearst, que detinha uma rede de mais de 30 jornais nos Estados Unidos e deu vida ao conceito da imprensa marrom.

De 13 a 16 de julho, a Mostra Mr. Faker exibe três filmes por dia. Os ludovicenses poderão conferir: Soberba, O estranho, A dama de Shanghai, Macbeth, Grilhões do passado, A marca da maldade, O processo, Falstaff – o toque da meia-noite, Verdades e mentiras e Dom Quixote. O ingresso é gratuito e pode ser retirado na bilheteria do Cine Praia Grande 30 minutos antes das exibições.

Orson Welles

Diretor de cinema e teatro, radialista, ator de cinema e teatro, roteirista e prestidigitador, a personalidade de Orson estava presente em tudo que produzia, o que torna impossível dissocia-lo da própria história.

A literatura, também, teve uma grande influência na obra e vida de Orson Welles. Os escritores mais preponderantes para a formação do seu caráter e princípios artísticos e humanísticos foram Joseph Conrad, Franz Kafka, Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.