São João 2016

Festa para São Marçal deve reunir uma multidão

A homenagem deve se estender até a madrugada de sexta-feira (1º).

Na Mira, com informações de O Estado MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Alô matraqueiros de plantão, a tradição continua! Os grupos de bumba meu boi, sotaque de matraca, irão se apresentar em honra a São Marçal, nesta quinta-feira (30), na avenida que leva o nome do santo, um dos homenageados durante o mês de junho na capital maranhense. Os planejamentos de policiamento, trânsito e a distribuição de caldo de feijão já estão definidos. Está será a 89ª edição da festa que reúne os brincantes e admiradores do bumba meu boi

A homenagem deve se estender até a madrugada de sexta-feira (1º). As apresentações mais aguardadas são as dos bois da Maioba, Maracanã, Iguaíba e São José de Ribamar. A avenida terá o trânsito interditado na área da feira e no Monte Castelo, além de todas as transversais que cortam a via. Na praça onde há a imagem do santo, dois palanques serão dispostos: um deles para organização do evento e a apresentação dos grupos e o outro destinado a idosos e portadores de necessidades especiais com 60 cadeiras.

Durante todo o dia, mais de 100 mil pessoas devem passar pela via. Para garantir a segurança de todos, serão destacados mais de 200 policiais para o João Paulo.

História

O primeiro encontro de bois no João Paulo data de 29 de junho de 1928, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo contam alguns, o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.

O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959.

Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.