Programação

Exposição Cajueiro – fazer memória vida a partir desta quinta

Exposição conta com a participação de 12 artistas contemporâneos.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Imagem do fotografo Layo Bulhão.
Imagem do fotografo Layo Bulhão. (Reprodução/Layo Bulhão)

SÃO LUÍS - A exposição Cajueiro – fazer memória vida é uma ação de desdobramento da 14ª Semana Nacional de Museus, realizada na comunidade do Cajueiro, em São Luís, entre os dias 15 e 21 de maio deste ano, em comemoração ao Dia Internacional de Museus. A partir de amanhã (9), a exposição fica em cartaz na Galeria Floriano Teixeira, localizada no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, até o dia 13 de julho, com participação de 12 artistas contemporâneos: Bruno Ferreira, Ednaldo Jr., Jane Maciel, Josoaldo Rêgo, Layo Bulhão, Luís Santos, Nayra Albuquerque, Ramusyo Brasil, Regina Borba, Tarsis Aires, Thiago di Boque e Maria Zeferina.

Como uma trama narrativa, o conjunto dos trabalhos propõe um entendimento sensível de um território que resiste. A Comunidade do Cajueiro, uma ocupação formada por, aproximadamente, 200 famílias na Zona Rural de São Luís, rumo do Bacanga, evidencia o risco de desapropriação de grande parte destas famílias, que em virtude da construção de um porto privado, sofre, também, os graves impactos socioambientais que afetam toda a região.

Cada um dos artistas conheceu o Cajueiro, com sua ambiência ímpar e diversidade de referências culturais, traduzindo um conjunto de reflexões sobre fazer-memória-vida na comunidade. Com curadoria de Carolla Ramos e Dinho Araujo, a mostra costura imagens em torno de um interesse central: desvelar o Cajueiro e sua paisagem que resiste.

Para mais informações sobre a exposição e horários de visitação, clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.