Aniversário de 199 anos

Programação de aniversário do TAA termina neste domingo (5)

As comemorações contam com teatro, dança, música e literatura.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
(Divulgação)

“Templo sagrado da cultura do nosso Estado”. Foi assim que senhor Antônio de Assunção Alves, mais conhecido como Baixinho, definiu o Teatro Arthur Azevedo, local no qual ele trabalha há mais de 50 anos como técnico. A declaração foi feita durante a cerimônia de abertura da temporada de comemoração de aniversário de 199 anos do TAA realizada na quarta-feira (1º).

As comemorações pelos quase dois séculos de portas abertas do segundo teatro mais antigo do Brasil seguem até domingo (5) com muito teatro, dança, música e literatura.

“O Teatro Arthur Azevedo é um patrimônio da cultura maranhense que merece todas as homenagens. Por isso, um dia seria pouco, já que muitos artistas queriam se manifestar. Assim, decidimos fazer uma programação gratuita de cinco dias contemplando várias expressões artísticas que compõem o TAA”, frisou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Além da apresentação de nomes da nova geração de artistas do cenário cultural do Estado, a noite que marcou a abertura das comemorações de aniversário do Teatro Arthur Azevedo teve, também, a participação da bailarina e coreógrafa Denise Stutz, uma das mais importantes solistas da dança contemporânea brasileira, que apresentou o solo “Finita”.

“O objetivo é de fazer com que as pessoas venham prestigiar esta festa saiam do teatro felizes, pois todo o esforço que fizemos foi para que a população possa se emocionar neste momento de celebração do aniversário de 199 anos do Teatro Arthur Azevedo”, ressaltou o diretor do TAA, Celso Brandão.

Programação de domingo (5)

16h às 19h – Bar do TAA – Academia Ludovicense de Letras – ALL – Espaço e poesia: Colhendo Poemas

Músicos convidados do Núcleo de Choro da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo – Emem

Músicos: Renato Pinheiro – cello, Vinicios – violino, Tiago – violão, Gabriel – flauta, Magno Jr. – bandolim e violão, Valdico – pandeiro.

Centro de Artes Cenicas do Maranhão – Cacem

18h – Intervenção: Núcleo atmosfera (NUA)

18h – Recepção: VERTU Cia de teatro: A Bela e a Fera (Pocket Show)

18h30 – Luiz Jr. (violão sete cordas)

Orquestra de Violões da Emem

Willame Belfort (pianista): Romance op.58 N° 05, Paixão por uma cubana (tango de salão) com o violinista Neilan Saelle

Silas Gomes (contratenor): 1 -Music for a while – Henry Purcell, 2 – Si tra i ceppi – J.F. Handell

Orquestra de Câmara da Emem com o Maestro Joseleno Moura – W.A. Mozart Concerto para Piano e Orquestra n°12 em La Maior K. 414 – I Alllegro, II Andante, III Allegretto: Rondo – Solista Rose Mary Fontoura Quinzeiro – piano

Bastien e Bastienne – Ópera cômica em 1 ato de Wolfagng Amadeus Mozart na regência do maestro Wendell Kettle com os solistas Mariana Pires de Oliveira (soprano) – Bastienne, Victor Fonseca Alberto (tenor) – Bastien Gustavo Murrins Müller (baixo) – Colas. Direção cênica de Henrique Passine

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.