Sessão Especial

Projeto debate sobre escravidão com exibição de documentário

Sessão de <i>Nas terras do Bem-Virá</i> será exibido nesta sexta-feira (3).

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Cena do documentário <i>Nas terras do Bem-Virá</i>.
Cena do documentário <i>Nas terras do Bem-Virá</i>. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (3), será realizada mais uma edição do Projeto Cine Boboromina. Nesta sessão, será exibido o documentário Nas terras do Bem-Virá, com o tema Escravidão Contemporânea. A convidada para esse debate será a auditora fiscal do trabalho, Valéria Félix Mendes Campos.

A sessão especial ocorrerá às 14h, no auditório da UEMANet, localizado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Polo São Luís.

O documentário expõe a história daqueles que, embalados pela promessa de uma vida melhor, deixam seu lugar e sua família e rumam ao sul do Pará, onde encontram a precariedade, o trabalho escravo, o sofrimento e, até mesmo, a morte. O filme acompanha alguns trabalhadores desde as suas saídas de casa, em cidades pobres do Nordeste, até a chegada ao Pará, invariavelmente esperançosos com as promessas do "gato" (aliciador de mão-de-obra a serviço do fazendeiro). Outros peões são retratados no momento em que uma ação dos grupos móveis de fiscalização chega para libertá-los e então demonstram toda a decepção de quem descobriu que a empreita nas carvoarias ou fazendas não era nada do que lhes foi prometido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.