Mostra IP

Pesquisadora oferece oficina de performance em São Luís

Oficina ocorre entre os dias 18 e 20 de abril, das 15h às 19h.

Na Mira, com informações da Prefeitura de São Luís

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h33

SÃO LUÍS - Repensar a relação do homem com o espaço urbano, a partir do sentido do corpo. Este é o mote da oficina Palimpsestos, hecatombes e coabitações: autópsias para acordar as potências de assombrar, que será ministrada pela performer e pesquisadora de práticas de corpo, Sara Panamby, entre os dias 18 e 20 de abril, das 15h às 19h. O curso integra a programação da IV Mostra de Vídeos, Intervenção e Performance (Mostra IP), que será realizado na Galeria Trapiche Santo Ângelo - localizada na Avenida Vitorino Freire, s/n, Praia Grande.

As inscrições para a oficina serão feitas no dia 18 de abril, por ordem de chegada, na sede da Galeria Trapiche (Avenida Vitorino Freire, s/n, Praia Grande). Ao todo, serão ofertadas 24 vagas. O investimento na oficina é de R$ 15 e o valor não será cobrado para pessoas trans, não binárias, indígenas, negras e de baixa renda.

Formada em Performance pelo curso de Comunicação e Artes do Corpo (PUC-SP), mestra em Artes pela UERJ e doutoranda pela mesma instituição, a pesquisadora Sara também usa socialmente o binômio de gênero Sara/Elton, como forma de construir uma relação de identidades de gênero em um corpo não binário. Outra questão que estará em debate na oficina.

A partir de cinco provocações relacionadas ao corpo, à moral, à política e ao imaginário, a oficina pretende despertar os corpos para suas histórias e sequelas compondo constelações autobiográficas, malhas narrativas, tecendo colchas de retalhos. Durante a oficina, serão trabalhados exercícios do teatro, da dança e experimentos baseados em performances, e algumas leituras de texto e exibição de vídeos. No fim da oficina, será proposta uma apresentação aberta ao público.

A oficina tem relação direta com um trabalho já desenvolvido pela pesquisadora no Rio de Janeiro, chamado Resistências Feministas na Arte da Vida, desenvolvido no Centro Cultural Helio Oiticica, em coletivo com outras pesquisadoras de gênero, Ângela Donini, Camila Bastos Bacellar e Cíntia Guedes.

Mostra IP

Realizada pelo Coletivo Camaradas, a mostra ocorre em várias cidades do Brasil, no período de 10 a 22 de abril e surgiu na cidade do Crato, no Ceará. De caráter colaborativo, a exposição não disponibiliza recursos para premiações, porém, o trabalho realizado em rede facilita e contribui para o intercâmbio de ideias e atuação dos coletivos em diversas cidades brasileiras, além de exibir vídeos e realizar oficinas, vivências, rodas de conversa e experimentação de performance e/ou intervenção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.