Cinema

Festival Guarnicê de Cinema divulga lista de filmes selecionados para competitiva

A curadoria selecionou 20 filmes, sendo 16 curtas e quatro longas, escolhidos por cinco curadores, especialistas em audiovisual.

Na, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Proexce), divulgou a relação dos filmes que integrarão as mostras competitivas do 39º Festival Guarnicê de Cinema. Com patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão, o 39º Festival Guarnicê de Cinema é apresentado pela UFMA, por meio do DAC da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce). A curadoria selecionou 20 filmes, sendo 16 curtas e quatro longas, escolhidos por cinco curadores, especialistas em audiovisual.

Segundo a diretora do DAC e a coordenadora geral do Festival, Fernanda Pinheiro, após assistirem a todas as obras, no intuito de selecionar o que há de mais significativo na atual produção nacional, a curadoria, para a mostra competitiva, além dos aspectos prioritários técnicos e artísticos como direção, roteiro, fotografia e montagem, observou, também, a relevância cultural e social e a representatividade maranhense, nuances que se alinham com o perfil do festival.

“Os curadores indicaram, ainda, filmes que merecem destaque para compor as mostras Cenário Maranhão e Cenário Brasil, que será divulgada em breve, oferecendo ao público do festival uma programação diversificada e de qualidade, ou seja, filmes para todos os gostos”. Formaram a curadoria a professora doutora da UFMA, Joanita Ataíde; o diretor da Rock Filmes, Alexandre Bruno Costa; o jornalista italiano, criador do Genova Film Festival, Luca Palmieri; a pesquisadora de Cinema, Thais Nunes, e o crítico de cinema Márcio Sallem.

Selecionados

Seguindo a avaliação técnica e artística dos critérios direção, roteiro, fotografia e montagem foram selecionados pela curadoria para as Mostras Competitivas do 39° Festival Guarnicê de Cinema:

Longas:

“O Signo das Tetas”, de Frederico Machado;

“Ralé”, de Helena Ignez;

“Travessia”, de João Gabriel;

“Para a Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba.

Curtas:

“O Assalto”, de Arturo Saboia;

“Joca e a Estrela”, de Beto Nicácio;

“Cláudio Costa”, de Beto Matuck;

“Macapá”, de Marcos Ponts;

“Quintal”, de André Novais Oliveira;

“Rapsódia para o Homem Negro”, de Gabriel Martins;

“Tarantul”, de Aly Muritiba e Marja Calafange;

“Ameaçados”, de Julia Mariano;

“Tereza”, de Maurício Baggio;

“Ainda não lhe fiz uma canção de amor”, de Henrique Arruda;

“E o Galo Cantou”, de Daniel Calil;

“Encontro dos Rios”, de Renata Spitz;

“32 Dentes”, de Davi Kolb;

“Tem Alguém Feliz em Algum Lugar”, de Alváro Furloni;

“Das Águas que Passam”, de Diego Zon;

“Objetos”, dirigido por Germano de Oliveira.

Mais informações sobre os curtas e longas selecionados no site oficial do festival. O Guarnicê de Cinema integra a programação comemorativa dos 50 anos da UFMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.