Curtas premiados

Cinema maranhense em destaque no Cine Guarnicê desta terça

Ao todo, serão exibidos três curtas-metragens maranhenses.

Na Mira, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
<i>Acalanto</i>, de Arturo Sabóia, recordista de premiações no Festival de Gramado em 2013 e vencedor em outros festivais.
<i>Acalanto</i>, de Arturo Sabóia, recordista de premiações no Festival de Gramado em 2013 e vencedor em outros festivais. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Será realizada, nesta terça-feira (29), mais uma edição do Projeto Cine Guarnicê. Nesta etapa, serão exibidos três curtas-metragens maranhenses, premiados e concorrentes em vários festivais do Brasil e de outros países. São eles: O Dono da Capoeira, de Roberto Pereira, curta premiado no Festival Guarnicê de Cinema; Pelo Ouvido, de Joaquim Haickel, filme premiado 13 vezes em 11 festivais pelo mundo; e Acalanto, de Arturo Sabóia, recordista de premiações no Festival de Gramado em 2013 e vencedor em outros festivais.

As sessões ocorrerão a partir das 12h30, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Os filmes exibidos no projeto integram o acervo digital do Festival Guarnicê de Cinema da UFMA.

O Dono da Capoeira

Com indicação livre, O Dono da Capoeira mostra a história de Anselmo Barnabé Rodrigues, o Mestre Sapo, fabuloso capoeirista baiano que chegou em São Luís na década de 1960. Radicado na ilha, Mestre Sapo marcou a história da capoeira estadual a ponto de hoje ser possível afirmar que a capoeira do Maranhão se divide antes e depois dele.

Pelo Ouvido

Curta de ficção com tempo de 17 minutos, o curta foi produzido entre 2007-2008. Segundo a sinopse, depois de uma tentativa de assalto e de um grave acidente automobilístico com Charlie, seu marido, Keyt tenta preservar, em meio a perdas irreparáveis, o lado apaixonado da sua relação. A personagem tenta reconstituir e manter seu relacionamento através de diversas situações que ela cria para atenuar o silêncio que se instaurou e reafirmar sua paixão pelo marido.

Acalanto

O curta-metragem Acalanto (ficção, indicação livre, 23 minutos) é um filme que apresenta uma senhora analfabeta que busca amenizar a saudade do seu filho ao solicitar a um conhecido que leia diversas vezes a única carta enviada há dez anos pelo saudoso rebento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.