Literatura

Escritora Agatha Christie morria há 40 anos

Relembre algumas de suas principais obras

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Reprodução )

SÃO LUÍS - Em 12 de janeiro de 1976, morria, aos 85 anos, a escritora Agatha Christie considerada a Rainha do Crime. Com 66 romances policiais, seis romances, 14 contos e várias peças de teatro, a romancista best seller ainda tem suas obras reeditadas 40 anos depois de sua morte.

Sua estreia na literatura ocorreu em 1920, com O Misterioso Caso de Styles, protagonizado pelo detetive belga Hercule Poirot, que se tornaria um dos personagens mais famosos da literatura mundial, que estaria em outras 33 obras da autora e dezenas de contos. Confira alguns dos livros mais famosos da escritora:

- O Assassinato de Roger Ackroyd (1925)

Na vila de King's Abbot, o detetive Hercule Poirot conta com a ajuda do Doutor Sheppard (narrador da história) para solucionar o mistério do assassinato de Roger Ackroyd, morto ao tentar descobrir quem havia chantageado sua amante a ponto de fazê-la cometer suicídio.

- Assassinato no Expresso Oriente (1933)

A viagem do glamoroso Expresso Oriente é interrompida durante a noite após o trem ser bloqueado por uma nevasca. Pela manhã, um dos passageiros, o misterioso Mr. Ratchett, é encontrado morto com múltiplas facadas. A neve intocada fora da cabine sugere que o assassino está no trem, o que deixa todos a bordo sob suspeita — de funcionários a duques e astros de Hollywood. Ao descobrir a verdadeira identidade de Ratchett, o detetive Hercule Poirot passa a desvendar uma trama surpreendente. Talvez o livro mais conhecido de Agatha Christie, teve uma adaptação ao cinema indicada a seis Oscar, em 1974, com elenco estelar (Ingrid Bergman ganhou na categoria melhor atriz coadjuvante).

- E Não Sobrou Nenhum (ou O Caso dos 10 Negrinhos, 1939)

Dez pessoas são convidadas a passar o fim de semana em uma ilha por um anfitrião desconhecido. Uma trama sórdida se desvela quando eles começam a morrer, um a um, conforme os versos de um poema infantil. O pânico e a desconfiança tomam conta quando, presos na ilha, os que restaram percebem o óbvio: um deles é o assassino.

- Morte no Nilo (1937)

Uma das várias obras da Dama do Crime ambientadas no Egito e no Oriente Médio, lugares muito visitados pela escritora. Em uma viagem de navio pelo Rio Nilo, Linnet Ridgeway, moça rica acompanhada pelo marido, é assassinada com um tiro. Quase todos a bordo do navio teriam um motivo para querer a morte de Linnet. Um dos passageiros, Hercule Poirot assume a investigação e descobre que nem tudo é o que parece.

- A Casa Torta (1948)

Quando o octogenário Aristides Leonides morre por uma injeção letal na "casa torta" em que mora com a família, a suspeita recai imediatamente na jovem viúva, 50 anos mais nova que o marido. Um dos livros preferidos de Agatha Christie, A Casa Torta tem um final que chocou muitos leitores.

- Os Crimes ABC (1936)

Hercule Poirot recebe cartas assinadas por A.B.C. revelando a data e o local onde ocorreriam assassinatos. Apesar dos alertas, o detetive belga não consegue evitar a morte de Alice Ascher, Betty Barnard e Carmichael Clarke e, então, começa a lutar contra o tempo para evitar que o serial killer que escolhe suas vítimas pelo alfabeto chegue à letra D.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.