Criatividade

Designer cria mapa da UFMA na versão Terra-Média de Senhor dos Anéis

Daniel de Oliveira afirma que não imaginava o sucesso que a arte teria nas redes sociais.

Ana Beatriz Santos / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
 Foto: Reprodução / Internet.
Foto: Reprodução / Internet.

SÃO LUÍS – Proveniente de uma geração marcada pelas histórias de heroísmo, de batalhas vencidas e aventuras fantásticas, o designer Daniel Sousa de Oliveira sempre se inspirou no universo dos quadrinhos na hora de executar seus projetos. Fã da saga Senhor dos Anéis, o maranhense transformou o mapa da cidade universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na versão Terra-Média, lugar fictício criado pelo escritor J.R.R. Tolkien.

Aficionado por criar coisas novas, a ideia de desenvolver o mapa surgiu de uma forma inusitada. “Em um dos períodos na UFMA, vi uma arte tematizada que fizeram da planta de um dos prédios da universidade. Nesse momento, surgiu a ideia: ‘Por que tematizar um só prédio, se eu posso tentar fazer isso com toda a Universidade?’ Foi aí, então, que eu pude aplicar meu momento fã de Senhor dos Anéis em meu trabalho como Designer”, explicou.

 Cidade universitária da UFMA em versão Terra-média. Arte: Daniel Sousa de Oliveira.
Cidade universitária da UFMA em versão Terra-média. Arte: Daniel Sousa de Oliveira.

Com uma agenda corrida, devido o trabalho e a graduação, Daniel afirma que o projeto foi um pouco trabalhoso, porém gratificante de se fazer. “O tempo pra me dedicar a isso era muito curto em função das minhas atividades como designer e como estudante da UFMA, e eu sinceramente não esperava uma reação tão positiva por parte dos meus amigos ao postar essa arte no Facebook. O que posso garantir, com certeza, é que procurei fazer algo diferente e inovador”, diz.

Apesar de novo na profissão, o jovem admite ter muito ainda o que aprender na área do design, mas que fica feliz com o reconhecimento por esse e outros trabalhos que já produziu. Os comentários positivos dos amigos e colegas de profissão indicam que ele está fazendo um bom trabalho em sua carreira.

“O que posso dizer é que fiquei muito feliz com a resposta positiva de todos os que puderam ver um pouco do meu trabalho, em especial o do mapa da UFMA, e ainda mais, porque pude, de certa forma, propagar um pouco da cultura nerd na qual levanto a bandeira por onde vou”.

Atualmente, Daniel trabalha, também, em um projeto que visa ajudar pessoas que atuam nos campos de missões espalhados tanto pelo Brasil quanto pelos países da América do Sul. Intitulado Jesus No Barco, a iniciativa arrecada fundos para auxiliar tais missionários através de vendas de camisas que o projeto produz.

“As artes destas camisas caminham no mesmo estilo do trabalho que realizei ao fazer o mapa da UFMA versão Senhor dos Anéis. Procuro, nas artes que faço alinhar temas cristãos à cultura pop, mas sempre respeitando os princípios e valores cristãos defendidos pelo projeto”, enfatiza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.