Novidade

Um Livro de Crítica é lançado em São Luís; saiba mais

Esta é a segunda edição da obra, que foi lançada há 137 anos

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi lançado, nesse domingo (4), na capital maranhense - como parte da programação da nona edição da Feira do Livro de São Luís -, a obra Um Livro de Crítica, de Frederico José Correa (autor) e Bruno Azevêdo (org.).

Tendo como alvo o livro Pantheon Maranhense, Um Livro de Crítica é uma peça rara na historiografia brasileira. Nele, o autor expõe as feridas e deixa ver a fragilidade de um país “em formação". Esta é a segunda edição da obra, que foi lançada há 137 anos.

A obra foi lançada pela Pitomba! Livros. Além do texto integral de Um Livro de Crítica, a nova edição contém ensaios de Ricardo Leão (autor do livro Os atenienses e a invenção do cânone nacional) e Henrique Borralho (autor de Uma Athenas Equinocial: a literatura e a fundação de um Maranhão no império brasileiro), que analisam a obra de Correa no séc. XIX e seus usos e encobrimentos no séc. XX. O historiador Bruno Azevêdo, editor da obra, pesquisou a fortuna crítica do livro e a biografia de Correa, com artigos e resenhas de Um livro de crítica, ainda em 1878, até os obituários do autor.

O volume, composto em tipografia inspirada na dos anos 1800, traz ainda um glossário montado como um Almanak de época. A capa é do designer Waldeilson Paixão, a partir dos impressos da Tipografia do Frias, que rodou a edição original. A preparação de texto é de Sebastião Moreira Duarte.

O livro custa R$ 50. Para mais informações, no e-mail pitombalivrosediscos@gmail.com, no site www.pitomba.iluria.com e/ou no Facebook fb/pitombalivrosediscos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.