Evento

São Luís recebe caminhada contra a dor crônica neste domingo

Ação gratuita será realizada ao lado da Concha Acústica, na Lagoa de Jansen.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Reprodução / internet)

O movimento, que desde 2009 reúne especialistas no combate à dor, ocorre em várias cidades do Brasil e, na capital maranhense, terá mais uma edição no próximo domingo (27) a partir das 8h, ao lado da Concha Acústica, na Lagoa de Jansen. Com o lema “A dor para a vida das pessoas – Pare a Dor”, o evento reúne profissionais da saúde e população com um objetivo em comum: combater a dor.

No início e no final do circuito, está programada uma série com alongamentos. Para participar é só comparecer ao local, preencher uma ficha e retirar a camiseta da campanha para usar durante o percurso. A fisioterapia, a prática regular de exercícios/preparo físico, métodos para alívio de estresse (como massagem e técnicas de relaxamento) são, também, indispensáveis no combate às doenças.

Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica (mal que persiste ou recorre por mais de três meses) no País. E os especialistas afirmam que sentir dor não é normal, mas tem tratamento. Existem muitas maneiras de atenuar seus efeitos e uma delas é a prática de algum tipo de exercício físico, como a caminhada.

O anestesista João Batista Santos Garcia, responsável pela caminhada na cidade, afirma que “a atividade física auxilia a melhora da dor, do humor e da qualidade de vida”. O profissional reforça, no entanto, que “é importante que esses exercícios sejam orientados por um profissional qualificado. Procurar o médico o quanto antes pode ser decisivo para definir e cuidar do quadro clínico”, diz, reforçando que médicos e pacientes devem trabalhar juntos no combate a dor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.